Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

2021, um bom ano para a construção

2021, um bom ano para a construção

Setor ainda tem muito espaço para crescer

O desempenho da construção em 2021 superou as previsões feitas no início do ano, quando se esperava um crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) do setor da ordem de 5%. Somente nos primeiros nove meses do ano, o PIB da construção já acumulava uma elevação acima deste patamar, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). E possivelmente fechará o ano de 2021 ainda mais acima.

O aumento da atividade do setor no ano se traduziu na criação de 284 mil empregos com carteira assinada até outubro. Já o rendimento médio dos ocupados na indústria da construção naquele mês, comparado a outubro de 2020, havia caído 7,3%, segundo o IBGE.

O resultado de 2021 seria até mais robusto se não fossem as dificuldades enfrentadas pela indústria da construção, como a elevação dos custos dos insumos do setor e sua escassez no primeiro semestre.

O custo médio das construtoras com a aquisição de materiais e equipamentos, no final de novembro, acumulava variações expressivas de 26,36% em 12 meses e de 23,78% no ano. É o que aponta a pesquisa mensal do INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) da Fundação Getulio Vargas. Sem terem como repassar esses reajustes, as construtoras que haviam fechado contratos no Programa Casa Verde e Amarela foram as mais afetadas.

A isto se soma a escassez de mão de obra qualificada, que também pressiona os custos da mão de obra própria das construtoras e de seus prestadores de serviços, como os instaladores de sistemas prediais. Em perspectiva, o desempenho da construção neste ano se equipara ao nível que tinha em 2019, antes da pandemia, e que por sua vez reprisa o atingido em 2008, ano em que a atividade estava em na forte expansão que atingiu seu auge em 2013. Ou seja, a construção ainda tem muito espaço para voltar a crescer.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo