Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Cinco dicas para organizar as contas neste início de ano

Foto_002-2022 (Planejamento Financeiro 2022- Ailos) Foto_002-2022 (Planejamento Financeiro 2022- Ailos)

Janeiro é conhecido por ser um mês de muitas despesas. IPVA, IPTU, matrícula e material escolar são apenas algumas das contas que começam a chegar no início do novo ano, momento ideal para planejar o orçamento e colocar as finanças em dia.

De acordo com Cesar Augusto Fabre, Diretor Executivo e Administrativo da CredCrea, uma das cooperativas Ailos, é preciso ter em mente que essas contas precisam ser priorizadas para abrir espaço para as demais realizações almejadas em 2022.

Para ajudar com essa organização, o especialista separou algumas dicas. Confira:

1 - Aproveite o desconto à vista do IPTU.

Essa é uma dica valiosa, pois, em algumas cidades, esse desconto pode chegar a 20% — o que reduz bastante o valor. Mas atenção: faça isso apenas se tiver dinheiro na conta. Caso contrário, é possível parcelar, tomando cuidado para não deixar atrasar e pagar os juros depois.

2. Se necessário, parcele para equilibrar as contas.

Na dica anterior, falamos em aproveitar o desconto do IPTU e pagar à vista, mas parcelar outras contas também é uma opção. O IPVA do carro, por exemplo, pode ser parcelado, o que é uma alternativa para ajustar o que entra e o que sai do seu orçamento familiar. Se você pretende trocar de veículo em 2022 o parcelamento do IPVA é desejável, pois o imposto não precisa ser pago completamente por você, apenas os meses proporcionais à utilização.

3. Guardou algum dinheiro do décimo terceiro? É uma boa hora para usar.

Se você conseguiu guardar uma parte do seu décimo terceiro salário, pode aproveitar para negociar dívidas, desde que isso não atrapalhe suas contas fixas.

4. Evite gastos desnecessários e pesquise antes de comprar.

Tente adiar os gastos desnecessários. Antes de comprar, se pergunte: você precisa mesmo de uma televisão maior ou de um celular novo agora?

Lembre-se de pesquisar bastante e comparar os preços — quando for comprar o material escolar das crianças, por exemplo, e, mesmo que encontre bons descontos, pechinchar é sempre uma ótima opção para pagar menos.

5. Tenha como meta uma reserva para o próximo ano.

Já que é começo do ano, período em que são traçadas as metas pessoais e profissionais, estabeleça um valor para guardar mensalmente e crie uma reserva para conseguir pagar essas despesas com mais facilidade início do ano que vem. “Guardando um pouco de dinheiro todo mês, em janeiro de 2023 você conseguirá pagar à vista e aproveitar os descontos concedidos”, finaliza Cesar.

As cooperativas Ailos disponibilizam diversos cursos e capacitações gratuitos sobre finanças através da plataforma EAD Progrid, para ajudar cooperados e comunidade a terem uma relação mais saudável com o dinheiro. Acesse www.progrid.coop.br e saiba mais.

Sobre o Ailos

Constituído em 2002, o Ailos é um Sistema de Cooperativas de Crédito e conta com mais de 1,2 milhão de cooperados, uma cooperativa central, 13 cooperativas singulares e uma corretora de seguros, mais de 260 postos de atendimento e mais de R$ 14 bilhões em ativos. Com atuação nos três estados do Sul do país, possui cerca de 5 mil colaboradores, contribuindo com o crescimento sustentável e desenvolvimento social das comunidades onde atua. As cooperativas singulares que compõem o Ailos são: Acentra, Acredicoop, Civia, Credcrea, Credelesc, Credicomin, Credifoz, Crevisc, Evolua, Transpocred, Únilos, Viacredi e Viacredi Alto Vale.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo