Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Terceirizar o setor financeiro é vantajoso?

Especialista explica como a prática pode ajudar pequenas e médias empresas

Informar dados fiscais e fazer cálculos são tarefas que precisam de muita atenção numa empresa. Por isso, a área financeira é mais que necessária para gerir tais tarefas. Logo, ter uma boa comunicação com o setor faz toda diferença na hora de definir tarefas e metas.

A prática contábil ajuda a gestão empresarial, com objetivo de manter a situação financeira estável e positiva, desde o fluxo de caixa até o balanço patrimonial. “Assim, os gestores conseguem verificar as informações necessárias, antes de fazer suas escolhas. E com isso, podem prever situações de risco, por exemplo”, explica o consultor em Gestão Financeira Empresarial, Robson Evangelista.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 60% das empresas fecham com menos de cinco anos de atividade. Isso acontece por dois motivos principais: falta de planejamento e ausência ou ineficácia da gestão financeira. “Por meio dessa pesquisa, podemos entender melhor a importância de um planejamento, principalmente, financeiro”, completa.

No dia a dia da empresa, o setor cuida do fluxo de caixa, controle financeiro e econômico, situação de estoque, demonstração dos resultados de exercícios, análise de lucros e prejuízos. “Outras atividades essenciais e desenvolvidas por essa área são as relações da empresa com bancos e fornecedores e demonstração de Balanço Patrimonial. Por isso, é necessário ter uma equipe qualificada, e nesse caso, a terceirização do setor, pode ser a solução para ajudar sua empresa a crescer”, afirma Robson.

Planejamento

Para ter um bom planejamento tático, a situação financeira precisa estar consolidada. “Com as informações do caixa de cada setor é possível fazer planejamentos mais sólidos e adequados. Essa área detém todos os números importantes para o funcionamento da organização. E determina os investimentos para o crescimento da empresa”, relata.

Portanto, a escolha da empresa para prestar esse serviço deve ser cuidadosa. Tendo em vista que todos os outros setores dependem do setor contábil para tomar decisões. “É possível se programar para despesas, como aquisição de matéria prima, valores de manutenção ou de folha de pagamentos no longo prazo. Ficar em dia com as contas e obrigações com o governo e planejar metas para o aumento do lucro”, finaliza o especialista.

Fonte: Robson Evangelista é Consultor em Gestão Financeira Empresarial, tem mais de 15 anos de experiência, atuando nas áreas Administrativa, Financeira e Controladoria em empresas de vários segmentos. Formado em Ciências Contábeis, com MBA em Gestão Fiscal e Tributária e Finanças.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo