Brasil,

Contas a pagar em janeiro: especialista dá dicas para organizar o orçamento e não ficar no vermelho

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Flavia Pisani
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Entenda a importância da educação financeira nesse começo de ano para não prolongar dívidas nos próximos meses

Começo de um novo ano e, com ele, muitas despesas, como IPTU, material escolar, uniformes, passeios de férias, além da fatura do cartão de crédito com os gastos de dezembro, que costuma ser alta por conta das festas de final de ano. Somam-se a isso dívidas antigas não quitadas e as incertezas diante da crise trazida pela pandemia que ainda estamos vivendo, o que aumenta a importância de poupar ao longo do ano.

Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o percentual de famílias brasileiras com dívidas passa de 70%. “Esse índice tende a subir caso as pessoas não se conscientizem sobre um planejamento financeiro desde o começo do ano, para quitar as dívidas e pagar todas as contas que vão chegar ao longo de janeiro”, observa Thaíne Clemente, Executiva de Estratégias e Operações da Simplic, fintech de crédito pessoal online.

Pensando nisso, a especialista listou 6 dicas para equilibrar as finanças e fazer um bom planejamento para 2022.

1. Décimo Terceiro

Ao receber a última parcela no mês de dezembro, o ideal é guardá-la para essas contas recorrentes que costumam vir no mês de janeiro, como o IPTU. “Quem ainda tem essa parcela ou uma parte dela que seja, pode direcionar para esses pagamentos”, aconselha Thaíne.

2. Planilha de salário

A recomendação é planilhar todas as saídas fixas do mês, como água, luz, aluguel, gasolina, mercado, sem esquecer de incluir a fatura do cartão de crédito usado em dezembro. “Feito isso, caso sobre dinheiro após o pagamento dessas contas, a orientação é poupá-lo como uma reserva emergencial que pode ser necessária durante o ano, para então poder pensar nos “luxos” sem ficar no vermelho”, pontua a especialista.

3. Vencimento das despesas

É importante ficar atento às datas de vencimento das contas a pagar e, mesmo que elas sejam só para o final do mês, deixar o dinheiro recebido no início guardado para isso. Já para quem recebe no meio ou final do mês, o ideal é manter as datas de vencimento entre os dias 20 e 30. “Essas datas costumam ser negociáveis, portanto, fica a critério do pagador avaliar os melhores dias, conforme recebimento da renda”, explica Thaíne.

4. Volta às aulas

A principal dica é reaproveitar materiais antigos, ver se sobrou algum caderno mais “inteiro” do ano passado, canetas e lápis com pouco uso, além dos materiais que não estragam com facilidade e rapidez, como tesoura, apontador, régua, etc. “Para as novas compras, faça pesquisas, de preferência online, que costumam ser mais em conta. Faça simulações em diversos sites e opte pelo melhor preço. Por fim, não deixe para a última hora, pois quanto mais perto da volta às aulas, mais as lojas costumam subir os preços”, alerta a especialista.

5. Férias

Como muitas famílias só conseguem viajar durante as férias escolares, caso esteja com dívidas e baixo orçamento, opte por destinos dentro da sua própria cidade ou perto dela, caso ainda não tenha planejado nada. “Outra saída é abrir mão de viajar no verão e começar agora a organizar a viagem para as férias de julho, pois as chances de encontrar bons pacotes e preços mais em conta são maiores”, sugere Thaíne.

6. Renegociação de dívidas

Se uma família tem dívidas diversas, com credores diferentes, pode ser conveniente unificá-las junto a um credor único, com uma parcela que não comprometa uma parte tão grande do orçamento mensal. “Hoje as facilidades para renegociar dívidas são maiores e os juros certamente serão menores do que aqueles trazidos pelo cheque especial e pelo cartão de crédito. Mas isso deve ser feito como uma forma de quitar as dívidas com mais tranquilidade e não como um meio de fazer sobrar renda para novas dívidas”, reforça a especialista.

Sobre a Simplic

Lançada em 2014 no Brasil, a Simplic é a primeira plataforma de crédito pessoal 100% online do País. Inovadora, a ferramenta utiliza inteligência artificial, machine learning e big data para analisar dados dos usuários advindos de mais de 200 variáveis e é capaz de gerar uma resposta em menos de 3 segundos. Oferece empréstimos entre R$500 e R$3.500, que podem ser pagos em 3, 6, 9 ou 12 vezes, tudo de forma prática, rápida, segura e digital. Hoje, analisa mais de 10 mil propostas por dia e já originou meio bilhão de reais desde o início das operações.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar