Brasil,

Supermercados têm redução de 1,3 ponto percentual nas vendas de novembro

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eliana Martinelli
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Com base no mês de novembro, o Índice de Vendas dos Supermercados (IVS*), apurado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), indica uma desaceleração de 9,55% nas vendas nos últimos 12 meses, após ser dessazonalizado e deflacionado pelo Índice de Preços dos Supermercados (IPS) para o mesmo período. Em outubro, o indicador registrado foi de 8,25%. A mudança nos hábitos dos consumidores e o longo período de fechamento de bares, restaurantes e do comércio não essencial durante a pandemia da Covid-19 refletiram nesse cenário.

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo, dessazonalizado e deflacionado com base no IPS/FIPE, no conceito de mesmas lojas, apresentou em novembro queda de 10,54% e de 10,30% no acumulado do ano. O resultado pode ser explicado pela influência da inflação no poder de compra das famílias e a redução no ritmo do consumo. Outra variável foi o impacto do nível de desemprego (12,1%) no montante de recursos financeiros disponível na economia.

A diminuição do volume vendido no setor supermercadista é um indicativo apontado no último dado divulgado pelo IBGE, em que a projeção de crescimento da indústria alimentícia foi reduzida.

Por outro lado, a mais recente projeção do Banco Central (BC) indica que as famílias ainda estão dispostas a consumir. O aumento de 2,4% na obtenção de crédito e a permanência do nível de inadimplência em 2,3% registrado em novembro revelaram um cenário de confiança em relação às vendas.

(*) Com o objetivo de acompanhar e analisar o desempenho das vendas do setor supermercadista no Estado de São Paulo, nos conceitos de "mesmas lojas" (lojas abertas há pelo menos um ano) e "todas lojas" (lojas criadas no período pesquisado), o Índice de Vendas dos Supermercados (IVS) mede o Faturamento Real dos hipermercados e supermercados (que representam 85% do setor supermercadista paulista), dessazonalizado e deflacionado pelo Índice de Preços dos Supermercados (IPS) – Índice calculado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) e pela FIPE, que mede a variação de preço dos produtos comercializados no setor supermercadista do Estado de São Paulo.

Sobre a APAS – Com 50 anos de tradição, a Associação Paulista de Supermercados representa o essencial setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento com a sociedade. A entidade, que possui 3 distritais na cidade de São Paulo e 13 regionais distribuídas estrategicamente pelo estado, conta hoje com 1.505 supermercados associados que somam 4.315 lojas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar