Brasil,

Inteligência financeira para um novo ciclo nos negócios

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Diego Rosinha
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

"O futuro não imita o passado, mas ele rima". Essa frase, atribuída a Mark Twain, é frequentemente utilizada por futuristas no processo de desenho de cenários futuros. É um pensamento que pode ser facilmente ilustrado por um espiral ascendente, em que cada ciclo não acontece em um mesmo nível de consciência, espaço ou tempo, mas em um novo degrau evolutivo.

O ciclo que estamos fechando vem com o peso de uma pandemia que já dura quase dois anos e que nos forçou a olhar para os negócios de forma ainda mais profissional e assertiva. Quem não conseguiu se ajustar, fechou. Nos cabe agora aprender com esse passado tão recente para que a rima do ano que chega nos leve para o próximo patamar.

E se, de tudo o que passou, pudermos destacar um ponto importante de aprendizado para trabalhar alinhado ao planejamento do próximo ano, é o de que a área administrativa e financeira da empresa deve atuar como setor de inteligência para a gestão do negócio e tomada de decisões. E isso passa por uma organização interna que permite coletar e tratar dados atualizados, identificar as informações relevantes e garantir sua precisão, ferramentas de controle e processos bem desenhados.

Estamos tão acostumados a falar de Big Data, que por vezes esquecemos do Small Data, esses dados que estão dentro da empresa, que refletem o presente do negócio e apontam com precisão os pontos de atenção quando olhamos para a sua saúde financeira. E é da combinação entre essas informações que extraímos a inteligência necessária para a boa gestão.

Com um financeiro estruturado para o alcance das metas estabelecidas, é possível avaliar os resultados periodicamente e analisar se a estratégia precisa ser revista ou ajustada no meio do caminho ou se o ritmo dos negócios está dentro daquilo que foi previsto. E são ainda dessas análises e projeções que podemos identificar oportunidades para a inovação, seja em processo, em produto ou em modelo de negócio.

É hora de retomar o faturamento, de compreender o novo cenário e suas possibilidades de desdobramento e de estruturar sua empresa para o crescimento. É hora de olhar para o fluxo de caixa e entendê-lo como um aliado que oferece segurança para os próximos passos. Hora de definir uma estratégia de retomada e dar esse passo em direção ao novo ciclo que se desenha no andar de cima.

Beta Ramos, CEO da ÎANDÉ Projetos Especiais


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar