Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Será que eu estou endividado?

*Jose Leonardo de Campos

Essa é uma pergunta que aparentemente tem uma resposta simples para a maioria das pessoas. Afinal, qualquer um que tenha um pagamento em aberto está endividado.

Pronto, respondido. Certo? Na verdade, não completamente. Essa é somente parte da resposta. Isso porque, temos outro aspecto que é necessário analisarmos.

O que é considerado endividamento?

Além das contas em atraso, devemos considerar também o endividamento futuro.

Ou seja, aqueles compromissos financeiros futuros com dívidas como: empréstimos, financiamentos e compras parceladas que podemos ter.

Assim, podemos dizer que qualquer um que tenha algum compromisso financeiro vencido em aberto ou algum compromisso futuro com dívidas já adquiridas a vencer, está endividado.

Agora, estar endividado é necessariamente um problema?

Mais uma resposta negativa, estar endividado não é necessariamente um problema.

Na verdade, é mais um sintoma do real problema: a falta de planejamento financeiro. Afinal, isso pode acabar gerando um desequilíbrio financeiro e aumentando cada vez mais o endividamento.

Então o real problema é o desequilíbrio financeiro gerado pela falta de planejamento, logo a pergunta mais importante de ser respondida é outra.

Será que meu orçamento está desequilibrado?

Para respondermos essa pergunta, é necessário antes entender o que um orçamento desequilibrado é.

De forma bem simples, um orçamento desequilibrado é o orçamento que gasta mais dinheiro do que ganha no mês a mês.

Esse desequilíbrio pode ser percebido por diferentes sintomas conhecidos por muitos de nós no dia a dia. É quando utilizamos o cheque especial frequentemente, ou precisamos consumir no cartão de crédito porque o dinheiro não durou o mês inteiro.

Agora, além dos sintomas, para entender se o seu orçamento está desequilibrado, é necessário ter um planejamento financeiro montado com previsões de entradas e saídas para os meses futuros.

Isso é importante porque, o desequilíbrio de orçamento não se dá em apenas um mês e sim em uma sequência de meses.

Para montar esse planejamento, basta somar todas as entradas prevista de cada mês e depois, deste valor, subtrair o total previsto de saídas de cada mês.

Se o resultado for positivo, quer dizer que está previsto sobrar dinheiro, se o resultado for negativo, será aí quer dizer que está previsto faltar dinheiro, ou seja, orçamento desequilibrado.

Como evitar as dívidas?

Por fim, mais do que saber se está endividado ou não, precisamos saber que é primordial ter organização e planejamento financeiro para termos uma boa saúde financeira e um orçamento financeiro equilibrado que, com certeza ajudará a sair das dívidas e te manterá longe delas.

Para isso, aqui na Plano, temos a Ana, nossa assistente financeira virtual que te ajudará a montar seu planejamento financeiro.

Ela te instrui a construir seu planejamento com previsão para os próximos 24 meses. Além disso, ao término, ela te dará um diagnóstico financeiro e um plano de ação para melhorar sua saúde financeira!

*Jose Leonardo de Campos é Engenheiro pela UAM. Possui experiência profissional em diferentes mercados como indústria automotiva, tecnologia e telecomunicações dentro de empresas de diferentes tipos, nacionalidades e culturas, tendo atuado principalmente nas áreas de gerenciamento de projetos, gestão comercial e tecnologia. Além disso, é grande entusiasta e estudioso da área de finanças, principalmente no que diz respeito ao uso da tecnologia para esse fim tendo iniciado um projeto para o desenvolvimento de um aplicativo de organização financeira para competição universitária global Imagine Cup da Microsoft. Por essa afinidade foi convidado para ser sócio da Plano logo em seu início em Março de 2018 e hoje atua como COO”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo