Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Mercado financeiro ganha nova regulamentação e potencializa ações ESG

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camila Mortari
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

*Claudinei Elias, Suelen Silva e Gabriel Mello

Em setembro passado, o Banco Central (BC) divulgou novas, mais específicas e duras regras em prol das boas práticas socioambientais e de governança corporativa para o sistema financeiro nacional. O avanço ocorre no intuito de tornar equiparáveis os esforços que as instituições financeiras já adotavam para gerenciar riscos tradicionais ao setor e que agora incluirão as dimensões sociais, ambientais e climáticas, tratadas com o mesmo rigor. Ainda em riscos, há a indicação, para instituições de maior porte, sobre a necessidade de desenvolverem análises de cenário e testes de estresse, para quantificar como as mudanças climáticas poderiam afetar a organização no curto, médio e longo prazos.

Uma pesquisa conduzida pela Bloomberg na Europa mostra que os bancos europeus não terão dados para realizar os testes de estresse a tempo determinado pelo BCE (Banco Central Europeu), o qual deve ocorrer entre março e julho de 2022. Assim, o BCE já manifestou sua preocupação, uma vez que os credores parecem despreparados para os impactos dos riscos climáticos e, somado a isso, as condições meteorológicas extremas são cada vez mais frequentes, tornando as emissões de carbono caras. O BCE parece aumentar a pressão e deixa claro que as instituições financeiras que não se adaptarem correm o risco de terem seu capital onerado e assim deixar menos para os acionistas. Para tanto, o próprio BCE publicou uma metodologia para auxiliar as instituições a seguir na agenda sustentável.

Já no Brasil, as novas regras de gerenciamento de riscos têm como foco a integração dos riscos social, ambiental e climáticos ao gerenciamento dos riscos tradicionais (crédito, mercado, liquidez e operacional), redefinindo os conceitos de cada um, sendo:

Risco ambiental: trata a possibilidade de ocorrência de perdas devido aos atos de degradação ao meio ambiente, os quais se referem a indícios de conduta ou atividade irregular; poluição irregular, desastres ambientais e ato ou atividade que impacte negativamente a reputação da instituição, em decorrência de degradação do meio ambiente
Riscos sociais: relacionados às práticas de violação de direitos fundamentais ou de interesses coletivos
Riscos climáticos: há duas vertentes, risco de transição e risco físico. O risco de transição traz a sua associação aos impactos negativos que podem ser gerados para a instituição em decorrência da transição para uma economia de baixo carbono; e o risco físico está associado a mudanças extremas do clima que podem causar seca, inundação, aumento do nível do mar, enchentes e queimadas.

A consideração dos diversos testes, traz consigo uma nova dinâmica que complementa a de riscos operacionais, de crédito e liquidez e que é específica, uma vez que as causas de impactos pelo clima são diversas e podem afetar adversamente toda a carteira. Não podemos deixar de mencionar a necessidade de novas métricas e indicadores. Medir impactos é a nova realidade de todas as empresas e organizações e, naturalmente, da indústria financeira, pela natureza de seus negócios, os quais a fazem muitas vezes sair na frente e criar seus modelos para atender a demanda regulamentar e gerenciar de forma mais adequada seus próprios riscos. O desafio é grande, mas o setor é pioneiro em estabelecer práticas de governança e gestão de riscos.

A frase de Thomas Morus, “nenhum homem é uma ilha”, nos ajuda a entender que o convívio faz parte da existência humana, logo estamos todos a todo tempo interligados, interconectados e temos que estar muito atentos a essas mudanças.

*Claudinei Elias é CEO e fundador da Bravo GRC, uma empresa de consultoria em GRC e ESG que, por meio da tecnologia, integra pessoas e processos com mais de quinze anos de atuação no mercado de Governança, Riscos e Compliance

*Suelen Silva é Head de Research da Bravo GRC

*Gabriel Cardoso de Mello é Research Analyst na Bravo GRC


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar