Brasil,

Dicas para investir o 13º salário com segurança

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Denise Almeida
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Um levantamento da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com a Offerwise, empresa global de pesquisas de mercado, aponta que 33% dos brasileiros pretendem gastar o 13º salário para comprar presentes de Natal e outros 24% querem usar o dinheiro extra para as comemorações das festas de final de ano. O valor deve ser usado também para o pagamento de impostos e tributos por 16% dos trabalhadores, mesma parcela que tem como objetivo quitar dívidas atrasadas. Em contrapartida, 34% querem poupar os recursos.

“Investir o 13º é a decisão mais assertiva para quem quer terminar o ano com mais conquistas e realizações”, diz Lorelay Lopes, head de Negócios do UP Consórcios, fintech da Embracon. “Um dos motivos para que ele não seja investido é a falta de educação financeira dos brasileiros e planejamento das finanças, isso porque, muitas pessoas costumam gastá-lo de maneira impulsiva, sem considerar outros usos para ‘multiplicar’ essa quantia em longo prazo”, completa a executiva.

O resultado disso pode ser um comprometimento no ano que está por vir, além disso, pode desdobrar em situações de endividamento, inadimplência e negativação. “Nesse momento, vale lembrar que não estamos passando por uma situação econômica favorável, o Brasil e o mundo estão em crise, por isso, é fundamental ter prudência e tomar decisões bem pensadas e planejadas”, analisa Lorelay.

O consórcio é uma excelente forma de usar o 13º salário para concretizar conquistas como comprar um imóvel, adquirir um carro ou fazer uma viagem inesquecível em família. Confira oito motivos que fazem do consórcio um investimento seguro:

1. Sem cobrança de juros

Quando se compara o consórcio com as demais formas de investimento em bens, como o financiamento, um dos seus principais benefícios é poder efetuar o pagamento das parcelas sem juros. Apenas uma taxa de administração é embutida nas parcelas e ela é bem mais baixa do que a taxa dos juros aplicada nas demais modalidades de compra.

2. Não há valor de entrada

Quando um financiamento é feito, há alguns valores de entrada que são exigidos. No consórcio, esse investimento não é solicitado. Além disso, é essencial ressaltar que não existe a necessidade de fazer comprovação de renda quando se investe em um consórcio. Isso acontece apenas no momento em que o investidor é contemplado, e se necessário, é possível contar com apoio de um devedor solidário.

3. A educação financeira é trabalhada

Hoje, a educação financeira tem sido vista como um dos pilares mais relevantes para a realização de qualquer projeto, seja familiar, seja pessoal. Diante desse cenário, as adesões aos consórcios crescem cada vez mais. Isso não ocorre por acaso. O consórcio possibilita a formação de poupança com os valores que serão destinados para as parcelas todos os meses.

4. O seu poder de compra é garantido

O poder de compra do investidor é mantido ao adquirir um consórcio, uma vez que o valor da carta de crédito é reajustada todos os anos. O índice de reajuste segue o que foi combinado no contrato e serve de base para as atualizações. Ou seja, enquanto o investidor não for contemplado, ele poderá ficar tranquilo, pois saberá que o seu poder de compra está garantido.

5. É possível dar lances

Você pode utilizar o 13º salário para dar lances todos os meses, até o momento de ser contemplado. Assim, caso o seu lance seja o vencedor, o imóvel será adquirido antes do prazo previsto. Mas lembre-se de que, para ofertar lances, é preciso estar com todas as parcelas em dia. Os valores dos lances podem variar conforme as regras do contrato e as ofertas dos consorciados.

6. Possibilidade de utilização do FGTS

O investidor tem a possibilidade de fazer uso do FGTS para amortizar ou liquidar o saldo devedor, aumentar o valor do crédito, ofertar lances, pagamento de parcelas do consórcio ou até complementação da carta de crédito. Nesse caso, quando o valor do imóvel desejado for maior do que o valor da carta. Esse tipo de operação pode ser realizada pela própria administradora. A empresa também pode indicar uma instituição financeira para o procedimento, desde que sejam conveniadas. O recurso é utilizado apenas para o segmento de imóvel.

7. Valores atualizados ao fim do consórcio

Outro benefício desse tipo de investimento é: quando um cotista, que não foi contemplado, termina de pagar o seu consórcio e está pronto para receber a sua carta de crédito tem os valores investidos atualizados. Isso significa que a carta de crédito que é recebida ao final da quitação vai levar em consideração a inflação e a variação monetária sofrida em todo o período. Em outras palavras, o investidor não perderá nada do seu investimento.

8. Há vantagens de uma compra à vista

A compra de um imóvel acontece como se o pagamento fosse feito à vista quando você tem em mãos a carta de crédito e é contemplado. Essa é uma facilidade que vai garantir menos burocracia com as documentações e, ainda, uma negociação bem mais lucrativa. Estamos falando de uma excelente opção para aqueles investidores que são disciplinados financeiramente, ou que desejam ser.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar