Brasil,

Indústria investe em tecnologia Data-Driven na retomada do Varejo Físico

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Anna Delmar
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

De acordo com especialistas da Arker, tendência de automatizar o controle e a performance de ações em Pontos de Vendas busca metrificar a cadeia de verba comercial, assim como a internet faz com a publicidade

Diante da desvalorização do real em relação ao dólar, da subida nos custos de produção e logísticos e da alta da inflação –de janeiro a setembro de 2021, o aumento acumulado nos preços do setor industrial chegou a 24,08% ao ano segundo o IBGE –, o segmento de Bens e Consumo ainda encontra grandes entraves sob um cenário econômico desafiador e incerto.

Porém, com a gradual retomada do Varejo Físico e as perspectivas de crescimento com a proximidade do Natal, o setor também vem investindo em uma nova modalidade de negócio, chamada TPM (Trade Promotion Management), que tem por objeto não só automatizar processos antes feitos manualmente via troca de e-mails ou planilhas de Excel, por exemplo, mas, sobretudo, metrificar a cadeia de verba comercial, assim como a internet faz com a publicidade.

Consumo Data-Driven

Por meio da utilização de Inteligência Artificial, Big Data e Analytics, grandes indústrias, do segmento de Bens e Consumo – como Grupo Bimbo, Genomma Lab, M. Dias Branco, Ontex e PepsiCo – estão implementando estratégias comerciais baseadas nos dados coletados a partir das ações em andamento nos Pontos de Vendas.

Além de coletar dados relacionados ao perfil de consumo e o comportamento do público-alvo em determinada rede varejista, por exemplo, e analisar indicadores de negócio, como volume de vendas, margem de lucro e market share, por meio da plataforma de TPM também é possível simular cenários. E isso por meio de um módulo transversal de inteligência comercial, que funciona como uma ferramenta analítica e de planejamento preditivo, calculando a elasticidade de preço e potencial de venda por tipo de acordo, marca e cliente.

“O Brasil é um país de dimensões continentais e com múltiplos canais de venda, que tiveram um crescimento diferente dependendo da região. O mercado de “atacarejo”, por exemplo, cresceu 9% em relação ao ano passado, em especial nas regiões do Sul e do Norte, e em São Paulo. Precisamos de informação, de processos e de tecnologia para empoderar o time de vendas para realizar melhores negócios e construir melhores acordos comerciais neste momento desafiador. Nesse sentido, o TPM (sigla em inglês para Trade Promotion Management) para gestão de verbas comerciais, que já é um mercado em constante crescimento na América do Norte e na Europa, tem se mostrado como tendência na retomada do Varejo Físico no Brasil”, analisa Thomaz Camanho, fundados e CEO da Arker.

Levantamento realizado pela Arker, empresa pioneira no mercado nacional de Trade Promotion Management (TPM) que se juntou a Neogrid recentemente, aponta que a digitalização de verbas comerciais pode gerar rentabilidade de até 10% para empresas. O que representa um ganho de R$ 20 milhões para uma empresa com faturamento anual de R$ 200 milhões.

Sobre a Arker

A Arker, recém adquirida pela Neogrid, é uma empresa brasileira de tecnologia, pioneira no mercado nacional de Trade Promotion Management (TPM). Especializada em oferecer soluções tecnológicas para controle, visibilidade e assertividade na gestão de verbas comerciais e contratos, a empresa faz uso de ferramentas que abarcam desde o planejamento orçamentário até a execução e a comprovação de ações comerciais por meio de reconhecimento de imagem.

Para mais, acesse https://arker.com.br/ e acompanhe nossa página oficial no LinkedIN.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar