Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

FecomercioSP pede que Executivo estadual parcele o ICMS relativo às vendas de dezembro

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Adriana Gemignani
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Medida, que permite pagamento do tributo em 2022 em duas parcelas, sem multas ou juros, é fundamental para o equilíbrio financeiro das empresas

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), por meio do Conselho de Assuntos Tributários (CAT) – órgão de estudos da Entidade – enviou ofício ao governador do Estado, João Doria (PSDB), solicitando que o comércio paulista possa postergar o pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) referente às vendas do mês de dezembro, em duas parcelas mensais consecutivas, sem cobrar juros nem multas pelo adiamento, para o início de 2022.

O atendimento da solicitação – já acatada pelo Executivo em ocasiões anteriores – é imprescindível para os empresários paulistas equilibrarem as despesas e finanças do fim de 2021. Além de o parcelamento não causar prejuízo à arrecadação estadual – uma vez que a maior parte do imposto em questão é paga pelos contribuintes de forma antecipada, por meio do regime de substituição tributária –, para a FecomercioSP, a adoção do benefício é indispensável à retomada gradual das atividades econômicas empresariais, ainda mais em um cenário de lenta recuperação dos prejuízos decorrentes das medidas de restrição para controle da covid-19.

Conforme estudos realizados pela assessoria econômica da Entidade empresarial, quase 270 mil estabelecimentos varejistas situados no território paulista foram impactados negativamente pelas medidas, o que representa aproximadamente 53% das mais de 500 mil empresas do Estado e quase 40% dos mais de 1,9 milhão de empregos celetistas. Em 2020, as perdas das atividades econômicas paulistas que tiveram restrições às suas plenas operações atingiram cerca de R$ 25,8 bilhões, o que corresponde a 10% de todo o faturamento esperado para o ano.

Com a diminuição no faturamento nos últimos meses, grande parte do empresariado tem enfrentado dificuldades para efetuar o recolhimento dos tributos estaduais. No entendimento da FecomercioSP, que anualmente solicita ao governo o parcelamento do ICMS das vendas de dezembro, a medida é um importante recurso para cumprir as obrigações tributárias pelas empresas e para a recuperação daquelas mais prejudicadas, uma vez que proporcionará previsibilidade aos contribuintes, além de fôlego para que possam retomar os investimentos no desenvolvimento de suas atividades, gerando empregos, receita e, consequentemente, possibilitando o pagamento do respectivo imposto em dia e com a devida segurança jurídica.

Sobre a FecomercioSP

Reúne líderes empresariais, especialistas e consultores para fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo. Em conjunto com o governo, mobiliza-se pela desburocratização e pela modernização, desenvolve soluções, elabora pesquisas e disponibiliza conteúdo prático sobre as questões que impactam a vida do empreendedor. Representa 1,8 milhão de empresários, que respondem por quase 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e geram em torno de 10 milhões de empregos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar