Brasil,

A cada 10 brasileiros, 7 vão comprar nesta Black Friday, mostra pesquisa ’Carat Insights’

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria Paula Angelelli
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Levantamento revela intenção de compras e disposição dos brasileiros em experimentar novos meios de pagamento e descontos; Omnicanalidade é tendencia no varejo; Roupas e eletrônicos são produtos mais desejados.

A Fiserv, Inc. (NASDAQ: FISV), líder global em pagamentos e tecnologia de serviços financeiros, incluindo o ecossistema omnichannel Carat, aponta que 7 em cada 10 brasileiros (69%) com 18 anos ou mais estão dispostos (27%) ou muito dispostos (42%) a comprar nesta edição da Black Friday. A pesquisa “Carat Insights”, conduzida pelo Instituto Locomotiva a pedido da Fiserv, revela que os brasileiros vão as compras pelo desconto, mas são fidelizados pela experiência.

O levantamento mostra que 74% dos brasileiros já compraram na Black Friday e 72% decidem o local da compra pelo desconto ofertado. Além disso, 32% compram produtos por conta da redução de preço.

Roberto Moron, vice-presidente de Inovação da Fiserv para América Latina, destaca que a oportunidade é especialmente produtiva para estimular o uso de novos meios de pagamento. Entre as pessoas que querem comprar na nesta edição da Black Friday, 81% avaliam qual meio de pagamento dá maiores descontos e 73% aceitariam experimentar um meio de pagamento que nunca utilizaram para obter um preço menor na compra de um produto.

“O brasileiro aprendeu a garimpar oportunidades e quase metade dos respondentes (43%) já espera pela data para adquirir produtos com preços mais atraentes”, destaca. “Entre as pessoas que já compraram nesta época em outros anos, a proporção é ainda maior, de 52%. O que indica que a jornada de compra é positiva e, cada vez mais, isso representa um desafio para o varejo que precisa integrar os meios presenciais e digitais para oferecer uma experiência única e enriquecedora, se diferenciando dos concorrentes”.

Canais de compra e omnicanalidade

Outra tendência detectada pela pesquisa é a omnicanalidade, ou interação entre os diversos canais de compra. “A jornada de compra, até pelo momento de pandemia pela qual estamos passando, é predominantemente online, mas há uma interação fluída entre os meios”, analisa Moron. As buscas e compras são feitas online por 44% dos pesquisados; 30% procuram informações e promoções online, mas compram em lojas; 11% fazem o caminho inverso, procurando informações em lojas físicas, mas comprando no digital; e 10% pesquisam e compram em lojas físicas. “O varejo omnichannel tornou a experiencia de compra mais fluída. É possível ir a uma loja, comprar o produto de uma prateleira infinita e esperar para receber em casa ou comprar online e retirar o produto na loja ou diversas outras combinações.

A tendência é que esta distinção seja cada vez mais imperceptível. O varejo está cada vez mais evoluindo e conta com inteligência artificial e análise preditiva para que a oferta, o pagamento e o pós-venda sejam incorporados de maneira ‘suave’ na nossa rotina. O pagamento já é invisível, sem contato ou sem fricção. E com mais tecnologia, existe um fator importante para os dois lados – de quem vende e quem compra – se prevenir contra fraudes.”, prevê.

Meios de pagamento

O “Carat Insights” aponta que ainda há uma prevalência de meios de pagamento tradicionais (cartão de crédito inserido na maquininha, dinheiro em espécie, débito automático, cheque, entre outros) para pagar pelas compras na Black Friday, mas a diferença é pouca em relação aos meios de pagamento mais inovadores como Pix, cartão por aproximação, cartão virtual ou carteira digital: 32% dos brasileiros consideram o uso apenas dos meios de pagamento tradicionais, enquanto 16% afirmam que usaram apenas os inovadores. Mais da metade dos respondentes (52%), contudo, não vê distinção e os considera igualmente.

O Pix, porém, é o meio de pagamento que mais deve ser utilizado, apontado por 49% das pessoas que pretendem fazer compras. O cartão de crédito tradicional vem logo atrás, com 44%. O uso de cartão de crédito em sites (41%), dinheiro em espécie (26%) e cartão virtual (23%) completam o top 5. Em média, cada pessoa considera utilizar 2,7 opções de pagamento para as compras na Black Friday.

Produtos mais desejados

Historicamente, roupas (52%) e eletrônicos (52%) estão empatados como os produtos mais comprados durante a Black Friday, seguidos por celulares (45%), calçados (43%) e eletrodomésticos (32%). Este ano, entretanto, a lista de intenção de consumo está um pouco diferente. Roupas (46%) passa a frente de eletrônicos (44%), e os calçados (37%) superaram os celulares (34%). Eletrodomésticos (29%) continuam na quinta posição. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Locomotiva, entre os dias 29 de outubro e 3 de novembro de 2021, com 1.500 respondentes com mais de 18 anos e acesso à internet, representando a população do Brasil segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

Para saber mais sobre nossa oferta no Brasil, visite nosso site e acompanhe nosso LinkedIn para mais informações e as últimas notícias da empresa.

Em um mundo que se move cada vez mais rápido, a Fiserv ajuda os clientes a fornecer soluções em sintonia com a maneira como as pessoas vivem e trabalham – financial services at the speed of life.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar