SEGS Portal Nacional

Economia

BlackFriday: diversidade nos meios de pagamento impulsiona vendas

  • Quinta, 18 Novembro 2021 09:33
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Natália Peixoto
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Especialista defende que disponibilizar amplas opções, além de facilitar a conversão das vendas, contribui para a fidelização de clientes

Uma das grandes apostas para a recuperação do setor varejista, a Black Friday se aproxima e a expectativa é de que 87,75% dos brasileiros façam compras na data – segundo pesquisa publicada pela Conversion. Em 2020, esse índice foi de 76,5%. O sucesso das vendas vai depender mais do que de boas ofertas. Lojistas devem preparar o negócio para a demanda e um dos requisitos importantes para a grande data é ter uma boa diversidade de formas de pagamento.

“A expectativa é atrair grandes vendas, ainda mais neste momento, em que muitos negócios estão retomando as atividades. Para atrair mais consumidores, é preciso disponibilizar diferentes meios de pagamento. Isso evita a desistência do cliente no ato da compra, facilita a conversão das vendas e a fidelização e impulsiona um bom resultado na Black Friday”, comenta Anderson Locatelli, CEO da Sled, plataforma tecnológica que conecta o varejo a soluções financeiras inovadoras.

As principais formas de pagamento para a Black Friday

Em 2020, o cartão de crédito foi o meio de pagamento mais usado durante a Black Friday, com adesão de 67% dos consumidores, segundo relatório da Linux. Neste ano, o executivo prevê mudanças. “O cartão de crédito continua sendo um meio de pagamento importante, mas com a popularização do pix e algumas mudanças nos hábitos de consumo dos brasileiros, devemos ter uma busca maior por opções alternativas”.

Locatelli lista algumas soluções de pagamento e dicas que podem ajudar os comércios a transformarem a especulação em vendas efetivas:

Pix: a instantaneidade e a praticidade do pix ganharam os brasileiros. Essa modalidade facilita o processo de pagamento e diminui o fluxo nas filas. Por enquanto a função não permite o parcelamento das compras, mas algumas mudanças podem ser convenientes para muitos consumidores.

Cartão de crédito: o velho e conhecido cartão oferece diversos benefícios, que vão da possibilidade de parcelamento à participação em programas de vantagens, com acúmulo de pontos ou milhas. “Ainda é o principal meio de pagamento usado, portanto vale o lojista assegurar que seu comércio aceite, no mínimo, as principais bandeiras, pois assim aumenta as chances de fechar a venda. Outra boa prática é negociar condições com os fornecedores, para poder repassar essas vantagens aos clientes”, orienta o CEO.

Boleto bancário: é a segunda opção preferida dos brasileiros. Para os comerciantes, as taxas são mais baixas, quando comparado com o cartão de crédito, e o recebimento do valor ocorre em menos tempo.

Outras opções: transferência bancária, cartão de débito e dinheiro ainda são meios bastante requisitados. A não adesão a essas formas de pagamento pode causar desconforto ou frustração no consumidor. No varejo digital, os e-commerces não devem se esquecer também das carteiras digitais - elas já ocupam um espaço relevante nas transações online.

Facilidades adicionais melhoram serviços

Além de oferecer diversidade nos meios de pagamento, lojistas podem investir em soluções que otimizem a operação do negócio e contribuam para uma melhor experiência do cliente. Nas lojas físicas, por exemplo, pode-se implantar uma solução de troco digital. Especialmente em datas sazonais de muito apelo comercial, como a Black Friday, a alta demanda pode comprometer o funcionamento do caixa e, consequentemente, fazer o operador interromper seu trabalho para contar dinheiro e trocar ou buscar cédulas e moedas, causando filas.

“Há soluções no mercado, como o Sled Troco, em que o operador faz o crédito do troco diretamente no CPF da pessoa física, com ou sem conta bancária e sem que precise baixar aplicativo para receber. Isso agiliza o atendimento e dispensa a necessidade de cédulas ou moedas”, explica o executivo.

Sobre a Sled

A Sled é a plataforma que veio para revolucionar o mundo do varejo físico com soluções financeiras inovadoras, conectando consumidores, bancos e varejo por meio de experiências intuitivas, integradas e ágeis. Seu propósito é repensar o caminho das transações financeiras para resolver as dores reais do segmento e levar conveniência, eficiência e resultado para os diferentes stakeholders da cadeia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version