SEGS Portal Nacional

Economia

Comércio físico e digital caminham cada vez mais juntos

  • Quinta, 11 Novembro 2021 07:58
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bárbara I Oliver Press
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

*Por Marcelo Tupan

Nos últimos anos, muito tem se discutido sobre o fim do comércio físico com a migração para o digital. Porém, apesar do crescimento significativo das compras online - em especial durante a pandemia - a loja física continua sendo um canal fundamental para o varejo, e ela não morrerá.

Contrariando previsões, não só se verifica um aumento da abertura de lojas físicas, como várias empresas que atuavam exclusivamente online, de diversos segmentos, optaram por abrir espaços próprios.

A loja física tem um papel fundamental para qualquer segmento. Muitos consumidores preferem ver, tocar e experimentar os produtos antes de comprar. Por outro lado, esta experiência traz um contato humano, essencial para quem pretende ter um acompanhamento personalizado e ter as suas dúvidas esclarecidas para finalizar a compra.

Estudos demonstram que os clientes que compram online e em espaços físicos tendem a gastar mais, em média, em comparação com aqueles que interagem com uma empresa por meio de um só canal. Isto significa que o contato direto ainda tem um papel central na estratégia de negócios, principalmente quando complementa a dinâmica online.

A experiência presencial do cliente deverá andar de mãos dadas com a virtual, uma vez que não são alternativas entre si, mas, sim, canais que se complementam em uma estratégia integrada. O cliente atual espera uma experiência completa e prática que permita, por exemplo, receber produtos em casa e devolvê-los no estabelecimento, ou encomendar um produto e recebê-lo, de igual forma, no menor tempo possível.

As empresas deverão adaptar-se ao modelo híbrido e apostar em soluções que permitam gerir as lojas de forma mais eficiente para, desta forma, acompanhar consumidores cada vez mais exigentes. Para isso, é essencial criar sinergia, atuando numa lógica de multicanais.

Defendo o conceito “a loja: o centro onde tudo acontece”, quer seja a loja física ou a virtual. Acredito que ela pode ser mais inteligente, com uma estratégia clara e uma cultura atraente, alcançadas por meio da informação em tempo real. É a junção do físico com o digital que faz as empresas crescerem. Mesmo quando tudo fazia prever o contrário. A ciência de dados nos ajuda a compreender melhor o comportamento do consumidor e esta é uma das conclusões que temos analisado e certificado como tendência atual e futura.

Por fim, pode ser que, talvez um dia, deixemos de chamar a loja física de “loja”.

Quem sabe passem a ser chamadas de “showroom”, ou algo do gênero, mas o fato é que ter uma loja física interligada com o site e a aplicação é o que exponencia ainda mais a venda. O comércio físico e o eletrônico não são autônomos e nem mutuamente exclusivos: são dependentes e complementares, o que dá lugar ao novo varejo.

Marcelo Tupan é COO da Tlantic, empresa de soluções para o varejo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 26, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 25, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 25, 2025 Economia

Investimento dos pecuaristas em genética cresce 11,7%…

Nov 24, 2025 Economia

Um em cada três negócios recorre a crédito para…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version