Brasil,

Comércio físico e digital caminham cada vez mais juntos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bárbara I Oliver Press
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

*Por Marcelo Tupan

Nos últimos anos, muito tem se discutido sobre o fim do comércio físico com a migração para o digital. Porém, apesar do crescimento significativo das compras online - em especial durante a pandemia - a loja física continua sendo um canal fundamental para o varejo, e ela não morrerá.

Contrariando previsões, não só se verifica um aumento da abertura de lojas físicas, como várias empresas que atuavam exclusivamente online, de diversos segmentos, optaram por abrir espaços próprios.

A loja física tem um papel fundamental para qualquer segmento. Muitos consumidores preferem ver, tocar e experimentar os produtos antes de comprar. Por outro lado, esta experiência traz um contato humano, essencial para quem pretende ter um acompanhamento personalizado e ter as suas dúvidas esclarecidas para finalizar a compra.

Estudos demonstram que os clientes que compram online e em espaços físicos tendem a gastar mais, em média, em comparação com aqueles que interagem com uma empresa por meio de um só canal. Isto significa que o contato direto ainda tem um papel central na estratégia de negócios, principalmente quando complementa a dinâmica online.

A experiência presencial do cliente deverá andar de mãos dadas com a virtual, uma vez que não são alternativas entre si, mas, sim, canais que se complementam em uma estratégia integrada. O cliente atual espera uma experiência completa e prática que permita, por exemplo, receber produtos em casa e devolvê-los no estabelecimento, ou encomendar um produto e recebê-lo, de igual forma, no menor tempo possível.

As empresas deverão adaptar-se ao modelo híbrido e apostar em soluções que permitam gerir as lojas de forma mais eficiente para, desta forma, acompanhar consumidores cada vez mais exigentes. Para isso, é essencial criar sinergia, atuando numa lógica de multicanais.

Defendo o conceito “a loja: o centro onde tudo acontece”, quer seja a loja física ou a virtual. Acredito que ela pode ser mais inteligente, com uma estratégia clara e uma cultura atraente, alcançadas por meio da informação em tempo real. É a junção do físico com o digital que faz as empresas crescerem. Mesmo quando tudo fazia prever o contrário. A ciência de dados nos ajuda a compreender melhor o comportamento do consumidor e esta é uma das conclusões que temos analisado e certificado como tendência atual e futura.

Por fim, pode ser que, talvez um dia, deixemos de chamar a loja física de “loja”.

Quem sabe passem a ser chamadas de “showroom”, ou algo do gênero, mas o fato é que ter uma loja física interligada com o site e a aplicação é o que exponencia ainda mais a venda. O comércio físico e o eletrônico não são autônomos e nem mutuamente exclusivos: são dependentes e complementares, o que dá lugar ao novo varejo.

Marcelo Tupan é COO da Tlantic, empresa de soluções para o varejo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar