SEGS Portal Nacional

Economia

Growth Tech usa blockchain para ajudar incorporadoras a ter mais acesso ao crédito

  • Segunda, 08 Novembro 2021 08:13
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Alves
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Plataforma PropToken permitirá a tokenização de ativos imobiliários; RKM é primeira incorporadora a usar o serviço

O acesso ao crédito é um dos grandes problemas da incorporação imobiliária no Brasil. Para facilitar a vida das incorporadoras, a startup carioca Growth Tech criou a PropToken, uma plataforma apoiada na blockchain, para resolver esse problema. A mineira RKM é a primeira incorporadora a utilizar a solução.

A ferramenta ajuda incorporadoras em duas frentes no momento mais delicado de um empreendimento, a construção. Ao iniciar as obras, as empresas já começam a vender as unidades. Para adiantar recursos, as incorporadoras tomam empréstimos junto a bancos e outros financiadores dando esse fluxo futuro de dinheiro, conhecido por recebíveis, como garantia. A PropToken permite que esses recebíveis sejam tokenizados e vendidos.

A outra frente é com os contratos de permuta fechados com fornecedores. Para pagar insumos como cimento e ferro, as incorporadoras cedem apartamentos para os fornecedores. Como é impossível fracionar um apartamento, na maior parte desses contratos, o preço dos insumos é inferior ao valor do imóvel. A tokenização permite justamente o fracionamento desses ativos para pagar os fornecedores de forma justa.

“Isso representa uma revolução para o mercado imobiliário. As incorporadoras não perderão mais frações importantes de imóveis que eram cedidos aos fornecedores em troca de insumos. E do lado dos recebíveis, essas empresas ganham muito mais poder, porque os tokens podem ser negociados com muito mais investidores. Isso tende a reduzir o custo do crédito”, conta Hugo Pierre Furtado, CEO e fundador da Growth Tech.

Depois da tokenização, o passo seguinte é a listagem desses tokens em corretoras. Os fornecedores podem continuar com esses tokens ou simplesmente vendê-los no mercado secundário. O mesmo vale para os tokens de recebíveis, que são listados e oferecidos no mercado. Vale lembrar que antes de os tokens chegarem ao mercado, a PropToken realiza um processo de análise da incorporadora e dos ativos que serão tokenizados.

A incorporadora mineira RKM, que atua no segmento residencial em cidades como Belo Horizonte e Nova Lima, é quem está dando o passo inicial, tokenizando recebíveis e contratos de permuta. A operação começa já no dia 5 de novembro. Não é de hoje que a RKM vem procurando usar a blockchain no mercado imobiliário. No ano passado, a incorporadora fechou uma parceria inédita com a própria Growth Tech para registrar contratos de compra e venda de imóveis na blockchain.

“Se naquele momento o que mais nos interessou foi a transparência e a desburocratização dos contratos, aqui a gente enxerga a possibilidade de diminuir custos de crédito, perdas relacionadas às frações de imóveis e a redução do peso do back office, que é gigante em incorporadas porque tem que controlar todo esse fluxo de pagamentos,” diz Ricardo Alfeu Gomes, CEO da RKM.

Furtado explica justamente essa vantagem que a blockchain traz: a automatização completa dos contratos. “As incorporadoras são obrigadas a manter um time gigantesco de funcionários para emitir boletos, controlar o pagamento desses boletos e, em caso de inadimplência, alertar a cobrança. O modelo da PropToken permite que tudo seja feito dentro da blockchain, sem intervenção humana.”

Os dois executivos lembram ainda que a ferramenta chega num momento de encarecimento do crédito puxado pelo ciclo de alta da taxa Selic, que subiu de 2% em março para 6,25%, mas que o mercado, segundo dados da pesquisa Focus, projeta chegar a 8,75% no fim do ano e a 9,5% em dezembro de 2022.

Sobre a Growth Tech: Fundada em 2015, a startup desenvolve soluções customizadas para negócios ancoradas na Blockchain, além de ser pioneira em projetos cartorários e imobiliários usando essa tecnologia no Brasil. Conta com uma metodologia própria que mescla os principais pontos positivos das abordagens ágeis e convencionais para gestão de projetos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version