Brasil,

Editoras planejam investimentos para 2022, impulsionadas pelo aumento da venda de livros

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alex Ferraz
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Pesquisas mostram aquecimento no segmento literário em 2021, mesmo ainda em meio à pandemia

O mercado livreiro apresenta crescimento nas vendas e caminha para fechar o ano com desempenho recorde, ao contrário de muitos setores que ainda sentem os reflexos da pandemia. Segundo o IPCMaps, empresa especializada em potencial de consumo brasileiro, na categoria de livros e material escolar, o consumo deverá ser de R$ 34,3 bilhões até dezembro, o que representa 0,7% do orçamento familiar.

Só no primeiro semestre de 2021, mais de 28 milhões de livros foram vendidos no Brasil, um salto de 48,5% em relação aos 18,9 milhões de exemplares vendidos no mesmo período de 2020, de acordo com o 7º Painel do Varejo de Livros no Brasil, em pesquisa feita em conjunto pela Nielsen BookScan com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). Esse resultado representa aumento de 38,26% no faturamento do setor em relação ao ano passado. O mercado vendeu um volume 44,39% maior.

Diante deste cenário, empresários do segmento já se sentem mais confiantes e prontos para novos investimentos. É o caso de Isa Colli, jornalista e CEO da Editora Colli Books. A autora explica que esse crescimento se deu devido ao maior tempo das pessoas em casa. E avalia que o aumento nas vendas neste período pandêmico também evidencia uma reconexão com o livro e com a leitura.

Isa sugere que o momento é de aproveitar os bons ventos que alcançam o setor. Uma das estratégias do selo, que tem como foco o público infantojuvenil, é investir em atividades que unem o lúdico à literatura. Um exemplo é o projeto Quinteratura, criado pela editora para incentivar o prazer da leitura em áreas populares, como o local da estreia, a Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Em 2022, o projeto será itinerante.

“Temos buscado várias formas de aquecer nosso mercado. Uma delas é oferecer ao público opções de leitura e lazer ao ar livre, em especial às crianças, que foram tão afetadas pelo longo período de confinamento”, diz a empresária.

Para Isa Colli, as editoras passaram a enxergar o período de pandemia com um recomeço. "Devido ao maior número de pessoas em casa, os livros passaram a ser um meio de distração para crianças e adultos. Essa busca por literatura se refletiu positivamente no aquecimento do mercado editorial. O setor está se reerguendo aos poucos e trará novas tendências", aponta.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar