SEGS Portal Nacional

Economia

Número de micro e pequenas indústrias funcionando em plena capacidade recua pela terceira vez no ano

  • Quarta, 27 Outubro 2021 10:22
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Danielle Borges
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Em 46% dos casos, a produção está com as atividades parcialmente ou totalmente paradas

Após sequência de otimismo ao longo do ano, expectativa dos empresários da categoria oscila e instabilidade volta a ameaçar o desempenho dos negócios, de acordo com a pesquisa Indicador de Atividade da Micro e Pequena Indústria, realizado pelo Datafolha, a pedido do Sindicato das Micro e Pequenas Indústrias do Estado de São Paulo (Simpi). Segundo o levantamento, 53% das micros e pequenas indústrias estão funcionando em plena capacidade e, apesar de representar a maioria, os números demonstram que houve queda neste percentual pela terceira vez neste ano. Empresas com a produção ou prestação de serviços totalmente ou parcialmente paralisadas somam 46%.

Outro dado preocupante é a inadimplência de clientes junto às micro e pequenas indústrias, que atinge uma a cada três (33%) das empresas entrevistadas, 1% acima em relação ao mês anterior.

De acordo com a pesquisa, 19% das micro e pequenas indústrias deixaram de receber valores que representam até 15% do faturamento. Outras 8% têm valores a receber que representam entre 15% a 30% do faturamento. E 6% tiveram prejuízo que representam mais de 30% do faturamento.

Cai a busca por crédito

Prova clara do desânimo dos empresários da micro e pequena indústria é a diminuição na busca por empréstimo ou financiamento. Menos empresas (12%) fizeram consulta à crédito no período, em relação às 18% do mês anterior.

Da parcela de micro e pequenas indústrias que consultaram empréstimo ou financiamento, apenas 42% conseguiram, percentual inferior aos 69% do mês anterior. Outras 39% tiveram a solicitação negada e 20% sequer tiveram resposta, número este que também é pior em relação aos 6% do mês anterior.

Expectativa de alta para Inflação queda no poder de compra

A previsão dos empresários com relação à inflação segue pessimista, com 65% afirmando que vai aumentar, 25% acreditam que fica como está e 9% dizem que vai diminuir.

Sobre o poder de compra do salário dos brasileiros, a previsão pessimista de queda, que havia recuado de 80% para 35% entre março e julho, voltou a subir em setembro, para 48%, na avaliação das micro e pequenas indústrias.

Na avaliação do presidente do Sindicato da Micro e Pequena Indústria no Estado de São Paulo (Simpi), Joseph Couri, a pesquisa revela um volume considerável de negócios ociosos neste momento, além de acentuada reversão de expectativas e da tendência de melhora experimentada durante o primeiro semestre. “A constante elevação de custos tem provocado um sobrepeso nos negócios, que somado à dificuldade em repassar preços, inadimplência de clientes, queda na demanda e no poder de compra das pessoas, contribui ainda mais para o agravamento da crise. Enquanto crescem os entraves para tomada de crédito, diminui a demanda, justificada tanto pela paralisação das atividades das empresas quanto pela desistência em manter o negócio. O reflexo recai no aumento do desemprego e aumento da inflação”, frisa.

Sobre a pesquisa

O Indicador de Atividade da Micro e Pequena Indústria de São Paulo, encomendado pelo Simpi e efetuada pelo Datafolha, é reconhecido como antecipador de tendência. É importante salientar que 42% das MPI’s de todo Brasil estão em São Paulo.

A coleta de dados ocorreu de 20 a 30 setembro de 2021. A íntegra das pesquisas anteriores, desde março de 2013, está disponível no site (http://www.simpi.org.br).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version