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Quase metade dos consumidores com CPFs com dívidas vencidas e não pagas ao final de 2020 recupera crédito e se mantém adimplente nos últimos 9 meses

  • Segunda, 25 Outubro 2021 10:11
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Liliana Liberato
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
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Taxa de 46% de CPFs “recuperados” é positiva na comparação com setembro de 2020, quando 44% dos que haviam iniciado o ano com dívidas vencidas e não pagas haviam retomado o crédito

Um levantamento realizado pela Boa Vista revela que 46% dos CPFs que estavam com dívidas vencidas e não pagas em dezembro de 2020 deixaram a base de inadimplentes, e se mantiveram fora dela, até o mês de setembro. O índice é positivo se comparado a setembro de 2020, quando 44% dos inadimplentes em dezembro do ano anterior recuperaram o crédito. Mas ainda está aquém dos 53% de CPFs “recuperados” (entre os “negativados” em dezembro de 2018) alcançados em setembro de 2019.

O dado de setembro representa uma continuidade na recuperação em relação ao registrado ao longo dos meses anteriores -- a taxa de CPFs “recuperados” foi pior do que o alcançado em 2020, em todos os meses de 2021, até julho, quando o percentual igualou o do ano anterior. Em agosto, este índice ultrapassou 2020 pela primeira vez este ano, registrando 43%.

“Ao longo de 2020, a taxa de inadimplência das famílias caiu, contrariando expectativas e graças a medidas como um auxílio emergencial mais substantivo que o atual e a postergação da cobrança de dívidas por parte dos bancos e varejistas. A interrupção do pagamento e depois o retorno do auxílio emergencial com valores mais baixos fizeram o indicador de ‘recuperação’ de CPFs piorar durante o primeiro semestre de 2021. Contudo, desde julho, o indicador melhorou e se manteve acima dos níveis observados um ano antes. Ainda assim, a taxa de CPFs que recuperaram crédito em setembro está abaixo, como já havia ocorrido em 2020, dos níveis registrados em 2019, no pré-pandemia”, explica, Flávio Calife, economista da Boa Vista.

Mesmo com a alta no índice de CPFs “recuperados” atingido em setembro, Calife alerta que o consumidor pode voltar a ter dificuldades para equilibrar o orçamento e manter-se adimplente no restante de 2021.

Como é calculado o índice

O índice é obtido a partir do acompanhamento de diversas amostras de CPFs que entraram na base de inadimplentes da Boa Vista e que, ao longo dos meses posteriores, recuperaram o crédito -- seja pelo pagamento da dívida que ocasionou a “negativação”, seja por uma negociação com os credores. O índice registra os CPFs que deixaram e se mantiveram fora da base de inadimplentes, mês a mês.

Sobre a Boa Vista

A Boa Vista, empresa brasileira de inteligência analítica, foi criada em 2010 a partir do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), o primeiro banco de dados do país, consolidando-se como referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócio. ​

É precursora do Cadastro Positivo e no propósito de incluir consumidores no mercado de crédito, apoiando-os na construção de um relacionamento sustentável com as empresas credoras, por meio da disponibilização de informações de educação financeira e serviços gratuitos em seus canais oficiais como o site www.consumidorpositivo.com.br e o app Boa Vista Consumidor Positivo.​

A empresa tem por princípio a segurança e a privacidade dos dados e suas soluções estão 100% em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), tendo sido reconhecida como a primeira do segmento financeiro e de gestão de bancos de dados a obter a certificação ISO 27701, norma internacional referente à segurança e privacidade da informação.​

Em 2020, a Boa Vista tornou-se a primeira empresa de capital aberto em seu segmento, dando início à uma estratégia de crescimento por meio de aquisições de empresas com as mesmas características na aplicação de inteligência analítica às suas soluções, como a Acordo Certo – especialista em recuperação de crédito – ​e a Konduto, autoridade em antifraude para e-commerce e pagamentos digitais. Em 2021, também de forma pioneira, lançou o CEA (Centro de Excelência em Analytics), levando a empresa para a fronteira do conhecimento no desenvolvimento de algoritmos de alta performance.​


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