Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Consumo de energia na indústria brasileira bate recorde e setor busca soluções para economizar e evitar redução compulsória

Pixabay Pixabay

Indústria se comprometeu em reduzir o consumo de energia elétrica e agora busca por soluções que contribuam para este objetivo. Quadro elétrico de automação, além de tornar rápida e eficiente a produção, diminui gastos com energia.

Diante da gravidade da crise hídrica que exige o acionamento das termelétricas, é crescente o temor de redução compulsória do gasto de energia elétrica nos próximos meses. A regra valerá para todos, principalmente para o setor industrial, vilão do consumo nacional. Segundo dados da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), a energia elétrica é responsável por mais de 40% dos custos na produção industrial do país. O valor da energia, inclusive, já ultrapassou o patamar de R$ 487,14 por MWh.

De acordo com informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), um movimento em prol da economia de energia teve início no segmento industrial em setembro e segue, sendo que fábricas se comprometeram a reduzir 1,15% do consumo de energia por hora durante os horários de pico. Em valores integrais, isso significa 237 megawatts-médios (MWm) por hora.

A promessa em baixar voluntariamente o consumo de energia elétrica foi possível graças à conscientização dos grandes consumidores no âmbito de um programa criado, em agosto, já que no mês anterior o consumo de eletricidade no Brasil bateu recorde, com 39.950 gigawatts/hora (GWh), alta de 5,7% se comparado ao mesmo mês do ano passado, de acordo com dados da Resenha Mensal da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Neste sentido, soluções sustentáveis para uso racional da energia elétrica têm sido cada vez mais procuradas por empresas do setor. "Entre elas estão painéis elétricos como os Bancos de Capacitores, que levam eficiência energética à produção, e até os quadros elétricos de automação, desenvolvidos para realizar manobras automáticas em máquinas industriais, mas que também melhoraram o desempenho dos equipamentos, o que contribui para o uso inteligente da energia", diz Fábio Amaral, diretor da Engerey, empresa curitibana especializada na montagem de painéis de automação.

Conheça a solução quadros de automação

Graças à disrupção tecnológica do mercado, o quadro elétrico de automação faz com que fábricas funcionem de modo cada vez mais inteligente, consumindo menos energia. Eles comandam os processos de máquinas na indústria, tornando mais funcional processos que antes demandavam mais tempo e custos.

Há, inclusive, painéis elétricos de automação inteligentes que realizam, ainda, o acionamento remoto por meio de um sistema integrado, oferecendo maior mobilidade e controle aos gestores, o que contribui para a economia de recursos (evita-se que máquinas fiquem ligadas sem motivo, por exemplo), manutenção preventiva (paradas são previstas e se intervém rapidamente em imprevistos) e consequentemente no aumento da produtividade e competitividade; redução na perda de produtos e gestão de qualidade.

Esse tipo de painel é fabricado de acordo com as normas existentes, como a NBR IEC 61439-1, que se aplica ao conjunto de manobras e controle de baixa tensão e a NBR 5410, com as regras para instalações elétricas de baixa tensão até 1000 V em tensão alternada.

Segue também a NR-10, que trata dos requisitos para a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas. Sendo assim, é importante ressaltar, ainda, uma outra vantagem dos painéis de automação: minimização dos riscos de acidentes. Segundo o diretor da Engerey Painéis Elétricos, dos três setores econômicos, o industrial é o maior responsável pelos acidentes de trabalho no Brasil, que é o segundo país do G20 em mortalidade deste tipo, atrás apenas do México. Ele cita os dados do relatório do Ministério Público do Trabalho e da Organização Internacional do Trabalho, que registra 6 óbitos a cada 100 mil empregos formais.

Confira um resumo dos benefícios dos quadros de automação para as indústrias:

- Menos consumo de energia elétrica proporcionada por automatização, melhor gerenciamento do consumo e otimização de recursos;
- A produção industrial se torna mais rápida e eficiente;
- Maior segurança dos trabalhadores da linha de produção, que contam com sistemas com dispositivos de proteção inteligentes e que seguem as normas vigentes;
- O desperdício de matéria-prima é diminuído a quase zero.

Saiba mais

Os Quadros Elétricos de Automação da Engerey Painéis Elétricos são fabricados a partir de componentes que protegem os CLPs (Controladores Lógicos Programáveis), equipamentos eletrônicos digitais projetados para comando e monitoramento e seguem todas as normas vigente


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo