Contabilidade digital pode diminuir os gastos tributários das empresas

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Natalia
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia

Companhias chegam a gastar R$180 bi com burocracia por ano, segundo o estudo do IBPT

Empresas gastam, por ano, cerca de R$ 180 bilhões com burocracia tributária no país, seguindo mais de 4,6 mil normas ou quase 52 mil artigos durante o período, segundo estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). O valor serve para manter profissionais, sistemas e equipamentos necessários para o cálculo de impostos e taxas, preenchimento de guias e acompanhamento de mudanças na legislação. A partir daí, surge a necessidade de as empresas contratarem serviços de contabilidade para auxiliar na documentação, evitar os gastos altos que se acumulam e acompanhar as mudanças legislativas, que são quase diárias.

Isso porque, de acordo com o estudo, o Brasil tem 4.626 regras que tratam de questões fiscais relacionadas a pessoas jurídicas. São 53 novas normas fiscais a cada dia útil, ou seja, 2,21 por hora. As mudanças recorrentes, aliadas a falta de organização das empresas, acabam gerando dívidas altas, como mostra Insper em que existem de mais de R$ 5,4 trilhões cobrados pela Receita Federal em discussão nos tribunais.

Segundo Marcos Figueiredo, CEO da EuContabilizo Web, quando se tem o acompanhamento contábil, os empresários não correm o risco de pagar juros ou valores maiores que o necessário e passa a ter compreensão dos seus gastos frente a legislação, enxergando possibilidades para diminuir o valor proposto e podendo, inclusive, fazer um planejamento financeiro. As vantagens são ainda maiores quando as soluções são oferecidas de forma online. Um estudo da IBM, feito na pandemia, mostrou que seis em cada dez empresas passaram a investir em serviços digitalizados, o que têm refletido também no setor contábil.

É o caso da EuContabilizo Web - plataforma online de contabilidade que foi lançada, em 2020, que já conta com 200 empresas como clientes e está escalando para chegar a dois mil até o final do ano, com faturamento na casa do R$1,7 milhão. “As empresas têm procurado cada vez mais pelo serviço contábil digital e um dos primeiros motivos que nos dão é o fato de que os custos são menores, ou seja, o valor que chega ao consumidor final é barateado”, explica o CEO.

Outro ponto que devem levar em conta é que, com a modernização do serviço, os empresários não precisam perder tempo tendo que estudar sobre as legislações ou resolver as questões fiscais, podendo, ao invés disso, focar em melhorias para sua empresa. “Ao contratar uma contabilidade online, o empreendedor poderá resolver todas as questões de forma digital, em qualquer lugar, através de um dispositivo computacional e, diferente de escritórios físicos, não terá que se deslocar até algum local de forma presencial”, finaliza.