Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Especialista traz dicas de como encontrar o fundo de venture capital ideal

Nos últimos meses, a modalidade cresceu significativamente no Brasil; com cerca de 30 anos de experiência nos mercados financeiro e de investimento, Nemer Rahal destaca os principais cuidados na busca por bons fundos de venture capital

De acordo com report do hub de inovação Distrito, o mercado de venture capital no Brasil tem atraído mais atenção dos investidores do que nunca. Somente em agosto deste ano, o volume investido no setor praticamente triplicou, quando comparado ao mesmo período de 2020. Ainda, segundo o levantamento, esse aumento tão expressivo, que passou de US$ 191 milhões para US$ 772 milhões em aportes, marca, também, a tendência na qual startups passam a investir em outras startups.

Diante desse cenário de clara expansão, Nemer Rahal, sócio e CSO da Mindset Ventures, gestora de venture capital que conecta investidores brasileiros a empresas de tecnologia localizadas nos Estados Unidos e em Israel, avalia que o mercado de investimentos em startups, de forma geral, deve continuar crescendo no Brasil nos próximos anos, impulsionado pelo surgimento de novos fundos e novas startups, assim como pelo crescimento do apetite do brasileiro pela nova categoria de investimento. Visto isso, o executivo destaca que, de forma geral, fundos de investimentos em venture capital são a alternativa mais viável aos investidores que decidem ingressar nesse mercado.

"Para a maioria dos investidores, alocar em fundos ao invés de investir diretamente nas startups é a melhor opção pois, desta forma, eles terceirizam aos especialistas a responsabilidade de estudar e acompanhar o mercado de venture capital em tempo integral. Os gestores de venture capital passam 100% do tempo voltados para acompanhamento deste mercado. Dificilmente o investidor, por conta própria, conseguiria acesso a tantas informações para tomar decisão de investimento mais embasada que o profissional especialista no setor", explica.

O executivo destaca que, caso o investidor tenha pleno conforto e grande conhecimento sobre o mercado em que determinada startup atua, assim como conhecimentos sobre dinâmicas próprias do mercado de venture capital suficientes para permiti-lo negociar boas condições de investimento, alocar seus recursos diretamente na empresa que julga possuir boas perspectivas também pode ser uma alternativa, contudo, mais arriscada, dado que o risco está concentrado em ativo único.

Com cerca de 30 anos de experiência nos mercados financeiro e de investimento, Nemer destaca quatro dicas que acredita serem essenciais para investidores que pretendem entrar no mercado de venture capital.

Considerar o valor a ser alocado em investimentos sem liquidez

Entre os principais pontos que devem ser avaliados antes de se investir em venture capital, assim como em outras classes de ativos alternativos, merece destaque qual percentual do portfólio de investimento deve ser alocado no fundo, considerando a baixa liquidez desta classe. "Diferentemente de outros tipos de fundos de investimento, os de venture capital são ilíquidos e costumam reter os recursos investidos por até 10 anos, sem possibilidade de resgate. Assim, o investidor deve considerar investir recursos que ele poderá dispor neste período", explica.

"Por natureza, fundos de venture capital têm prazos mais longos justamente para dispor ao gestor tempo adequado para a seleção dos ativos e, para as empresas investidas, tempo suficiente para desenvolvimento e valorização", complementa.

Estudar o gestor e as principais características do fundo

Em meio a tantos produtos disponíveis, é crucial que o investidor se informe sobre o gestor, assim como entenda se o fundo em questão buscará atender suas expectativas "Conhecer não apenas o histórico do gestor, mas a forma como a empresa está organizada, sua estrutura interna e a equipe, é fator decisivo para o aumentar a chance de sucesso na alocação".

Além da gestão, o mandato do fundo precisa estar alinhado com o apetite de investimento e perfil do investidor. Diversos pontos devem ser levados em consideração, como o estágio-alvo de investimento (early stage, late stage etc), a região de atuação, diversificação do portfólio, o valor total a ser captado, tipo de empresa a ser investida, as condições de investimento - taxa de administração e performance, período de investimento e desinvestimento, prazo do fundo, entre outros fatores.

Nemer destaca que, mesmo que o gestor ainda não possua nenhum fundo totalmente desinvestido, ou seja, que não tenha sido encerrado após a venda de todas as suas empresas investidas, é importante que ele tenha histórico razoável de saídas de empresas bem-sucedido. Vendas bem executadas e que geraram bom retorno aos cotistas são, de certa forma, termômetros de bons gestores. Já sobre os casos de insucessos, que invariavelmente ocorrem, estes são importantes para entender se trouxeram algum ensinamento para o time de gestão.

Escolha uma gestora que estabeleça boa relação com o investidor

Na modalidade de venture capital, é comum encontrar gestoras que não tenham em seu DNA a cultura de proximidade com seus investidores, muito pelo aspecto de iliquidez dos fundos. Entretanto, Nemer aponta essa questão como um componente importante para se fixar confiança e credibilidade ao gestor. "Busque gestoras com equipes facilmente acessíveis e dispostas a constantemente munir seus investidores com informações. Mesmo que o investidor tenha terceirizado o poder de decisão no momento em que escolheu alocar seus recursos em um fundo, ele tem o direito de estar ciente do desenvolvimento do fundo no qual investiu".

Uma vez feito o investimento, acompanhar frequentemente o desempenho do fundo

Vinculado ao item anterior, acompanhar a performance do fundo e entender a razão de seu desempenho, seja ele bom ou ruim, figura entre os principais pontos para quem aloca recursos em fundos de venture capital. O gestor tem vários canais de comunicação com sua base, tais como eventos de atualização, relatórios e calls. Por esse motivo, a importância de gestoras abertas a se comunicarem com seus investidores, como mencionado anteriormente pelo executivo.

Nemer ressalta, também, que é preciso observar se o gestor está cumprindo ou não o mandato do fundo, ou seja, se o número de empresas investidas está de acordo com o que havia sido previsto. "Os gestores não podem e nem devem garantir retornos, mas eles têm o dever de assegurar que seus mandatos de investimento serão executados de acordo com o combinado com os investidores", diz.

Sobre a Mindset Ventures

Fundada em 2016, a Mindset Ventures é uma gestora de venture capital que conecta investidores renomados a empresas de tecnologia em estágio inicial localizadas nos Estados Unidos e em Israel, principalmente aquelas com potencial de expansão para o Brasil. Em cinco anos, o Fundo já investiu em mais de 50 startups, principalmente dos segmentos de saúde, softwares corporativos, fintech, agronegócios e segurança cibernética, das quais ao menos dez já atuam no país. A Mindset Ventures também recebeu prêmios em Israel nos anos de 2017 e 2018, na categoria de Fundos de Venture Capital mais ativos e reconhecimento pela Chambers como um dos melhores fundos de Fintech de Israel.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo