Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Inflação no Brasil ultrapassa dois dígitos em 12 meses, especialista comenta

Dia 08 de outubro, foi divulgado pelo IBGE o resultado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de setembro. E desde 1994, durante o Plano Real, o Brasil não enfrentava um setembro tão alto - 1,16%. Esse dado mostra que a inflação atingiu 10.25% nos últimos 12 meses - uma casa alarmante dos dois dígitos, que desestimula investimentos e impacta no consumo das pessoas.

A prova disso é o consumo de carne, que foi o menor nos últimos 25 anos, mostrando que a inflação está disseminada por toda a economia, e impacta preços de transportes, gasolina, energia, entre outros elementos fundamentais. "Em setembro, também, os custos com com habitação subiram 2,5%, alimentação e bebida mais de 1% no mês, e transportes 1,8%. O Banco Central vai continuar subindo as taxas de juros em busca de uma melhora na inflação, e na próxima reunião pode subir acima de 1% essa taxa básica de juros", comenta o economista Igor Macedo de Lucena.

Segundo ele, em 2021 a inflação não estará controlada, e essa queda só vai poder ser vista em 2022. "Isso porque, a pandemia já vai estar mais controlada e teremos volta das cadeias produtivas. Além disso, as grandes empresas de transporte e produção agrícola vão se organizar a partir do ano que vem", esclarece o especialista.

Com este cenário, o Brasil que já foi analisado como país de menor crescimento da América Latina, também vai encontrar o mesmo problema no ano que vem, com a maior taxa de juros do mundo. A taxa de juros pode ajudar a combater a inflação, mas ao mesmo tempo desestimula investimentos, créditos, atividade econômica e contratação de novos empregos. Assim a retomada da economia em 2022 vai ser mais complicada.

É uma notícia preocupante para os investidores. "Isso deve impactar todo o mercado, real e financeiro. No mercado financeiro de títulos e fundos de investimento de rendas fixas, nunca tiveram uma demanda tão grande nos últimos dois meses, há uma corrida para o mercado de renda fixa e estamos vendo com a diminuição da bolsa. Tem uma mudança considerável dentro dos parâmetros econômicos do Brasil", finaliza o especialista.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo