Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Consultora ajuda mulheres a serem donas do seu dinheiro

Engajamento, disciplina e constância são essenciais às mulheres que querem ser donas do seu dinheiro - Depositphotos Engajamento, disciplina e constância são essenciais às mulheres que querem ser donas do seu dinheiro - Depositphotos

Especialista em finanças dá dicas para quem quer atingir independência financeira

Independência financeira, para a mulher, vai além de uma vida confortável ou uma aposentadoria tranquila, representa liberdade de escolha. “Lidar com o dinheiro, fazer escolhas e ter autonomia sobre o que produz tem sido o desafio de milhares de mulheres, independentemente da profissão ou estado civil”, conta a consultora financeira e administradora com MBA em Gestão Estratégica de Negócios, Patrícia Donato.

Especializada em ajudar mulheres a serem donas do próprio dinheiro, Patrícia ressalta que é preciso engajamento, disciplina e constância. “O mais difícil é mudar hábitos e rever nossa relação com o dinheiro. No caso das mulheres, enfrentamos ainda toda a carga que a sociedade traz, como os preconceitos de que elas ‘não nasceram para o mercado financeiro’ ou ‘não são boas com números’. Um dos bloqueios para elas serem as donas do próprio dinheiro é justamente não acreditarem em si mesmas”, comenta.

Estudiosa da economia comportamental, Patrícia mantém canais na internet com dicas e assessora mulheres para que consigam negociar dívidas, planejar o orçamento e conquistar as metas estabelecidas. “O objetivo é atingir o equilíbrio. É preciso saber ganhar dinheiro, preservar e montar um patrimônio para o futuro sem esquecer de usufruir do dinheiro enquanto temos saúde e sonhos”, resume.

Dicas

O primeiro passo é identificar as receitas, com os impostos já descontados, e os gastos fixos e variáveis. “Seja em aplicativo, caderno ou planilha, é preciso registrar todos os gastos para termos ideia exata para onde nosso dinheiro vai parar”, ensina.

O próximo passo é identificar o que pode ser cortado do orçamento para reduzir despesas. “É preciso cuidado para não cortar algo que seja fundamental para o seu bem-estar. A ideia do planejamento é que ele se sustente pelo período necessário para você atingir suas metas e isso pode demorar anos. Se isso trouxer sofrimento, há chance de não ser levado adiante”, explica a especialista.

Metas

Outro fator importante é definir seus objetivos. “Comprar uma casa, carro, uma viagem ou apenas economizar para a aposentadoria. Seja qual for o objetivo, é preciso traçar metas e um plano para atingi-las”.

Tudo isso, no entanto, só é possível por meio de um processo de reeducação financeira. “Dinheiro não precisa ser um tabu, falar sobre finanças é o caminho para a educação financeira e para o planejamento adequado aos seus objetivos. Mas a chave para atingir suas metas é o comprometimento”, finaliza.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo