Waste Expo Brasil debate impacto na reciclagem do fim da isenção do PIS e Cofins determinada pelo STF
Evento, o maior importante do país, terá a presença de todo o setor de reciclagem; Inesfa vê impacto negativo aos catadores
Empresários do setor de coleta, processamento e comercialização de sucata ferrosa e de demais setores do ciclo da reciclagem estarão presentes na Waste Expo Brasil, maior evento do país destinado à gestão de resíduos sólidos, de 26 a 28 de outubro, no Expo Center Norte, Pavilhão Amarelo, das 10h às 18h.
Neste ano, um dos temas principais do evento será o impacto socioambiental da decisão do STF, que derrubou a isenção de PIS e Cofins nas operações de venda de materiais recicláveis à indústria, que existia há 15 anos. No dia 27 de outubro, durante a Waste Expo, um seminário promovido pelo Instituto Nacional das Empresas de Sucata de Ferro e Aço (Inesfa) e pelo Sindinesfa debaterá a questão.
Com a volta dos impostos, todos os setores que reciclam materiais no país, como aparas de plástico, de papel ou cartão, de vidro, de ferro ou aço, de cobre, de níquel, de alumínio, de chumbo e de zinco e de estanho, voltarão a ser taxados e, com isso, haverá desestímulo a uma das atividades mais importantes para defesa do meio ambiente.
Segundo Clineu Alvarenga, presidente do Inesfa, a decisão do Supremo, representa “enorme retrocesso e desestímulo ao ciclo da reciclagem e afetará onerosamente, além de toda a cadeia responsável pela coleta, comercialização e destinação adequada de materiais recicláveis, mais de 1 milhão de catadores em todo o país, que dependem dessa atividade para o sustento”.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>