SEGS Portal Nacional

Economia

Crescem em 20% as solicitações de empréstimos para aposentados e viúvos, aponta FinanZero

  • Quarta, 29 Setembro 2021 09:05
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alice Bachiega
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Estudo também mostra que a quitação de dívidas representa 30,76% das razões para os solicitantes gerais de empréstimo

Devido ao aumento dos preços dos produtos e das dificuldades financeiras decorrentes da crise econômica pela qual o país atravessa, poupar dinheiro não é uma alternativa viável para a maior parte dos brasileiros. Nesse cenário, surge ainda uma segunda preocupação: o despreparo do brasileiro com o planejamento da aposentadoria – em um país cujo envelhecimento populacional só cresce. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), a expectativa de vida dos brasileiros é de 76,6 anos, sendo a média de 73,1 para os homens e 80,1 para as mulheres.

Diante dessa realidade, os aposentados estão recorrendo mais aos empréstimos bancários. Quem mostra isso são os números: de acordo com a última edição do Índice FinanZero de Empréstimo (IFE), relatório mensal produzido pela fintech de empréstimos online FinanZero, o número de pedidos de empréstimos solicitados por aposentados cresceu 20% em agosto de 2021, em relação a julho do mesmo ano. Além disso, os dados apontam a mesma porcentagem de crescimento para os pedidos de empréstimos feitos por viúvos.

As solicitações de crédito por parte dos aposentados saltou de 147 pontos para 176 pontos (base agosto/2020=100) no comparativo. “Esse número demonstra que a falta de preparo e ausência de informações sobre aposentadoria reflete no futuro das pessoas. Muitos recebem apenas um salário-mínimo por mês e se deparam com o dilema de não conseguir pagar as despesas básicas neste período, recorrendo, assim, aos empréstimos”, explica Cadu Guidi, sócio-diretor de marketing da FinanZero.

Viúvos também passam a solicitar mais crédito pessoal em agosto

A pandemia de covid-19 afetou diretamente boa parte da população brasileira. Dados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), apontam que o número de pensões por morte concedidas no país desde o começo da pandemia cresceu 47,3%. Em março do ano passado, primeiro mês de isolamento social no Brasil, 27.387 benefícios deste tipo foram liberados no país. Um ano depois, em março deste ano, o número saltou para 40.339.

De acordo com a FinanZero, os pedidos de empréstimos para viúvos aumentaram de 167 pontos para 201 pontos de julho a agosto deste ano, sendo um possível apoio financeiro para quitação de dívidas, por exemplo.

Quitação de dívidas é o principal motivo para a solicitação de empréstimos

O percentual de brasileiros endividados atingiu o maior patamar em julho deste ano, chegando a 71,4% – sendo o maior percentual desde janeiro de 2010 –, segundo dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). De acordo com o levantamento da FinanZero, pagar dívidas é a principal razão para os pedidos de empréstimos, representando 30,76% da sua base de usuários.

Em contrapartida, uma parcela dos brasileiros também buscam empreender e investir em um negócio próprio, representando 18,11%, seguido daqueles que desejam renovar a casa (16,87%). Confira o ranking completo das razões de empréstimo:

Sobre a FinanZero

Fundada em 2015 com o objetivo de facilitar a busca por empréstimo online, a FinanZero é um correspondente bancário online. A partir do perfil do cliente, a fintech busca por empréstimos com instituições financeiras parceiras e envia propostas pré-aprovadas para ajudar os clientes a comparar as melhores condições de crédito.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Mar 11, 2026 Economia

Perfil do comprador de imóveis no Brasil reflete…

Mar 10, 2026 Economia

Renda passiva com imóveis exige conta fechada e não…

Mar 09, 2026 Economia

Na hora de escolher o imóvel, a palavra final é delas

Mar 06, 2026 Economia

Contribuintes podem destinar parte do Imposto de Renda…

Mar 05, 2026 Economia

Ano eleitoral pede planejamento financeiro rigoroso e…

Mar 04, 2026 Economia

Custos invisíveis de produção desafiam rentabilidade da…

Mar 03, 2026 Economia

Recuperação judicial é alternativa estratégica para o…

Mar 02, 2026 Economia

A Reforma Tributária e as negociações sindicais: como…

Fev 27, 2026 Economia

Malha fina: veja os erros mais comuns no Imposto de…

Fev 27, 2026 Economia

Pagamento por Pix no ponto de venda: praticidade no…

Fev 26, 2026 Economia

Tarifaço global entra em 2026, pressiona o comércio…

Fev 25, 2026 Economia

Queda de 1 ponto no juro do financiamento imobiliário…

Fev 24, 2026 Economia

Planejamento tributário inadequado aumenta riscos e…

Fev 23, 2026 Economia

Você sabe como fica a rotina do empreendedor com a…

Fev 20, 2026 Economia

Da teoria à prática: como a Reforma Tributária deve…

Fev 19, 2026 Economia

Mercado de financiamento de litígios chega a US$ 20…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version