Crescem em 20% as solicitações de empréstimos para aposentados e viúvos, aponta FinanZero
Estudo também mostra que a quitação de dívidas representa 30,76% das razões para os solicitantes gerais de empréstimo
Devido ao aumento dos preços dos produtos e das dificuldades financeiras decorrentes da crise econômica pela qual o país atravessa, poupar dinheiro não é uma alternativa viável para a maior parte dos brasileiros. Nesse cenário, surge ainda uma segunda preocupação: o despreparo do brasileiro com o planejamento da aposentadoria – em um país cujo envelhecimento populacional só cresce. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), a expectativa de vida dos brasileiros é de 76,6 anos, sendo a média de 73,1 para os homens e 80,1 para as mulheres.
Diante dessa realidade, os aposentados estão recorrendo mais aos empréstimos bancários. Quem mostra isso são os números: de acordo com a última edição do Índice FinanZero de Empréstimo (IFE), relatório mensal produzido pela fintech de empréstimos online FinanZero, o número de pedidos de empréstimos solicitados por aposentados cresceu 20% em agosto de 2021, em relação a julho do mesmo ano. Além disso, os dados apontam a mesma porcentagem de crescimento para os pedidos de empréstimos feitos por viúvos.
As solicitações de crédito por parte dos aposentados saltou de 147 pontos para 176 pontos (base agosto/2020=100) no comparativo. “Esse número demonstra que a falta de preparo e ausência de informações sobre aposentadoria reflete no futuro das pessoas. Muitos recebem apenas um salário-mínimo por mês e se deparam com o dilema de não conseguir pagar as despesas básicas neste período, recorrendo, assim, aos empréstimos”, explica Cadu Guidi, sócio-diretor de marketing da FinanZero.
Viúvos também passam a solicitar mais crédito pessoal em agosto
A pandemia de covid-19 afetou diretamente boa parte da população brasileira. Dados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), apontam que o número de pensões por morte concedidas no país desde o começo da pandemia cresceu 47,3%. Em março do ano passado, primeiro mês de isolamento social no Brasil, 27.387 benefícios deste tipo foram liberados no país. Um ano depois, em março deste ano, o número saltou para 40.339.
De acordo com a FinanZero, os pedidos de empréstimos para viúvos aumentaram de 167 pontos para 201 pontos de julho a agosto deste ano, sendo um possível apoio financeiro para quitação de dívidas, por exemplo.
Quitação de dívidas é o principal motivo para a solicitação de empréstimos
O percentual de brasileiros endividados atingiu o maior patamar em julho deste ano, chegando a 71,4% – sendo o maior percentual desde janeiro de 2010 –, segundo dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). De acordo com o levantamento da FinanZero, pagar dívidas é a principal razão para os pedidos de empréstimos, representando 30,76% da sua base de usuários.
Em contrapartida, uma parcela dos brasileiros também buscam empreender e investir em um negócio próprio, representando 18,11%, seguido daqueles que desejam renovar a casa (16,87%). Confira o ranking completo das razões de empréstimo:
Sobre a FinanZero
Fundada em 2015 com o objetivo de facilitar a busca por empréstimo online, a FinanZero é um correspondente bancário online. A partir do perfil do cliente, a fintech busca por empréstimos com instituições financeiras parceiras e envia propostas pré-aprovadas para ajudar os clientes a comparar as melhores condições de crédito.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário