Brasil,

Com o crescimento de pequenos empresários em meio à pandemia, os contadores são mais importantes que nunca

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Suzi Corrêa
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

*Dora Ramos

Quando pensamos em um profissional de contabilidade, logo nos vem nossa à cabeça aquele trabalho totalmente burocrático, repleto de números, guias e certidões, impostos e notas fiscais, não é mesmo? Mas a contabilidade não se faz apenas dessa maneira. Um contador atento e que ama o que faz, vem para somar no desenvolvimento econômico, e na organização financeira de uma companhia, apoiando nos objetivos e planos de negócio de seus clientes, para que eles possam prosperar financeiramente.

Diante da pandemia do Covid-19, as incertezas na economia se tornaram uma preocupação mundial, por isso, a contabilidade se faz cada vez mais necessária. Desta forma, o contador vem sendo cada vez mais requisitado para desempenhar um papel fundamental, fazendo análises não apenas sobre o presente momento, mas também a médio e longo prazo, com estratégias traçadas para que sejam efetivas, de forma legal e concreta.

Antes de mais nada, é importante lembrar que a contabilidade é um serviço mandatório, isso significa que todas as empresas são obrigadas a ter um contador vinculado ao CNPJ. Gostaria ainda mais de destacar a importância do trabalho desses profissionais em meio à crise sanitária que estamos passando. De acordo com o relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM) , o número de novos negócios no Brasil em 2020 foi recorde: 14 milhões de brasileiros empreenderam no país. Frente a este cenário, é importante que eles possam contar com um auxílio de um contador, pois é a garantia de que a empresa não estará irregular ou em débito com o governo, além de permitir que esses empreendedores se dediquem ao negócio em si.

Vale lembrar também que esses novos empreendedores podem contar com uma ajuda profissional para manter o cadastro do seu CNPJ em dia caso precisem recorrer ao INSS para pegar qualquer benefício como auxílio-doença, maternidade, aposentadoria entre outros. O maior propósito do contador para as micro e pequenas empresas é identificar o quanto as informações contábeis são úteis para a tomada de decisão dos gestores.

Atualmente, existem mais de 500 mil profissionais registrados e ativos nos Conselhos Regionais de Contabilidade. Mas, o que se espera desse profissional? Um empresário contábil de autoridade tem como habilidades a busca incansável por qualificação, acompanhar as atualizações fiscais, organização das atividades financeiras, solução de problemas, estar preparado para ser um consultor, saber trabalhar em equipe, ter uma comunicação ágil e, principalmente, apoiar com todas as informações necessárias para que a gestão possa entender a real situação de seu empreendimento e tomar as melhores decisões.

Por isso, venho ressaltar a importância dessa profissão que empreende, gera empregos, e deixa uma grande contribuição na sociedade. O que posso dizer como empresária contábil é que procuro entender as necessidades e dores de cada cliente, para que possa orientá-los no melhor caminho possível, obedecendo sempre os princípios e normas da contabilidade, para que tenham prosperidade financeira em suas empresas. Esse é o papel de todo contador, colaborar para que nossos clientes prosperem e zelem pela saúde financeira de suas companhias.

*Dora Ramos é consultora contábil com mais de 30 anos de experiência. Empreendedora desde os 21 anos, é CEO da Fharos Contabilidade e Gestão Empresarial.

Sobre Dora Ramos

Consultora contábil com mais de 30 anos de experiência, além de terapeuta holística e reikiana há 25 anos. Empreendedora desde os 21 anos, é CEO da Fharos Contabilidade e Gestão Empresarial, empresa reconhecida pela excelência na prestação de serviços como Gestão Contábil, Gestão Fiscal, Gestão de Departamento Pessoal, Legalização, Assessoria Pessoa Jurídica e Assessoria Pessoa Física.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar