Instituições financeiras cooperativas ampliam presença no interior paulista

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Central Press
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia

Com atuação em Campinas e outros municípios da região, Sicredi Iguaçu PR/SC/SP segue investindo na rede física, com novas agências em Nova Odessa e Sumaré

Considerado uma alternativa mais justa ao sistema financeiro tradicional, o cooperativismo de crédito tem ganhado a preferência dos brasileiros nos últimos anos. A Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras) apontou que, durante a pandemia, a procura por crédito - uma das soluções financeiras oferecidas, juntamente com a conta corrente, cartões, seguros e outras - nas cooperativas aumentou 12%. De acordo com dados do Banco Central, o setor cresceu 134,6% nos últimos cinco anos, índice maior quando relacionado às outras instituições financeiras do país.

Esse crescimento também tem se refletido em investimentos das cooperativas de crédito nas regiões de atuação. Somente o Sicredi, primeira instituição financeira cooperativa no país, registrou o crescimento de mais de 230% no número de agências no estado de São Paulo nos últimos seis anos. A instituição fechou 2020 com 26 novas agências em municípios de pequeno, médio e grande portes. Esse investimento na rede de atendimento segue na contramão dos bancos tradicionais. De acordo com o Banco Central, 934 agências bancárias fecharam no estado de São Paulo entre agosto de 2019 e o mesmo período de 2021.

Atuando em Campinas e região, a Sicredi Iguaçu PR/SC/SP também tem intensificado a estratégia de expansão da rede de atendimento nas áreas de atuação. No primeiro semestre de 2021, a cooperativa inaugurou nova unidade de atendimento no município de Hortolândia e agora abre duas novas agências na região, em Nova Odessa e Sumaré. Além da rede física também fortalecemos nossos canais de atendimento digital para que o associado escolha o formato mais conveniente. O foco do cooperativismo de crédito e do Sicredi é o relacionamento consultivo, a proximidade com o associado e com a comunidade”, explica o presidente da Sicredi Iguaçu PR/SC/SP, Lotario Luiz Dierings.

Segundo Dierings, o avanço na vacinação e a consequente diminuição nos casos de covid-19 têm ajudado a cooperativa a fortalecer sua estratégia de expansão que ajuda a fomentar a geração de emprego em renda. “Escolhemos o interior paulista para abrir novas agências devido à importância econômica para o país, e também pela mão de obra qualificada que encontramos aqui. Em 2020, inauguramos uma nova agência em Campinas e tínhamos outras previstas para abrir nesta região, mas devido às incertezas geradas pela pandemia decidimos aguardar até esse ano. Com o aumento do percentual de vacinados e a alta procura pelo nosso sistema financeiro, seguimos ainda mais confiantes na expansão da nossa atuação, que está sempre aliada a atender as demandas dos nossos associados e à promoção do ciclo virtuoso gerado pelo cooperativismo, uma vez que os recursos captados na região ficam na comunidade promovendo o desenvolvimento regional”, afirma.

Nova Odessa e Sumaré

Inauguradas na quarta-feira (22), as agências estão localizadas na região central. Em Nova Odessa, a nova estrutura do Sicredi para atendimento ao associado tem 300 metros quadrados e fica localizada na Avenida João Pessoa, 226. Em Sumaré, a agência ocupa um espaço de 240 metros quadrados e está instalada na rua Dom Barreto, 1360.

“Com essas novas agências, geramos mais de 20 vagas de emprego, direto e indireto, e temos novas inaugurações previstas para 2022”, ressalta. Em todo o Brasil, o Sicredi chegou à marca de duas mil agências e, ainda em 2021, pretende inaugurar mais de 250 unidades de atendimento, com investimento superior a R$ 200 milhões. O Sicredi possui mais de cinco milhões de associados.

Fomento ao esporte local

A Sicredi Iguaçu também é referência em apoiar diversas modalidades esportivas para incentivar o esporte e os times locais. Em Campinas, por exemplo, a cooperativa já patrocina desde 2020 o time feminino do Vera Cruz Basquete e neste ano, passou a patrocinar também os dois grandes times campineiros: Guarani e Ponte Preta.

Nos últimos anos, o Sicredi vem consolidando o apoio ao esporte. Em 2020, a instituição financeira cooperativa renovou contrato com a Federação Paulista de Futebol para a edição 2021 do Paulistão Sicredi - tanto da Série A1, quanto da A2 (divisão de acesso). Desde 2019, o Sicredi é o “tittle sponsor” do principal torneio estadual do País.

“Acreditamos no poder do esporte e na força de times tradicionais do interior paulista. Incentivar e patrocinar as equipes reforça nosso propósito de colaboração, ajuda mútua e desenvolvimento das comunidades onde atuamos", destaca o presidente.

Diferenciais

O Sicredi é reconhecido por atuar em três pilares que fazem diferença na escolha de uma instituição financeira: participação nos lucros, proximidade no relacionamento e taxas mais justas. Além disso, todos os associados são donos do negócio e integram a gestão participativa da cooperativa, envolvendo-se nas decisões estratégicas adotadas. “Todos os nossos associados, independentemente do capital investido, têm direito a participar de assembleias e votar em estratégias para o futuro da cooperativa”, conta.

Outro diferencial muito significativo é que todos os associados têm participação nos resultados, conforme a movimentação financeira de cada um. Nos últimos quatro anos, a Sicredi Iguaçu PR/SC/SP retornou cerca de R$ 47 milhões aos associados, sendo R$ 12 milhões no ano de 2020.

Além disso, nos municípios onde está presente, o cooperativismo de crédito incrementa o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos municípios em 5,6% e aumenta o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%, segundo dados da pesquisa “Benefícios Econômicos do Cooperativismo de Crédito na Economia Brasileira”, realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Sobre Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 24 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.