SEGS Portal Nacional

Economia

Taxa Selic: entenda como ela pode afetar suas finanças e planejamento de vida

  • Segunda, 27 Setembro 2021 18:05
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Elaíse Cidral
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Especialista do Ailos explica como funcionam os cenários de aumento e queda da taxa

Devido ao aumento progressivo da inflação nos últimos meses, o Comitê de Política Monetária (Copom), órgão vinculado ao Bacen, apresentou aumento da taxa Selic em 1% em agosto, alterando o percentual de 4,25% para 5,25%. Na última terça-feira (21), ocorreu a sexta reunião do Copom no calendário de 2021, e houve aumento de mais 1% da taxa – alcançando, então, a marca de 6,25%. O número pode parecer baixo e não assustar, mas é importante entender que qualquer variação na Selic pode afetar – e muito – a sua vida financeira.

“A Selic é a taxa básica de juros do Brasil, e é através dela que muitos indicadores financeiros são referenciados. É ela que determina, por exemplo, os custos dos empréstimos e os rendimentos das aplicações nas instituições financeiras”, explica Felipe Melim Priebe, especialista em Investimentos do Ailos.

Funciona da seguinte forma: o Bacen ajusta as taxas de juros básico no intuito de, juntamente com outros instrumentos, controlar a liquidez financeira do mercado. Ou seja, controla-se o volume de dinheiro que existe por meio de agentes econômicos: bancos, cooperativas de crédito e demais instituições financeiras.

Tanto no cenário de aumento como no de queda, a taxa Selic impacta na necessidade de contratação de empréstimo ou rentabilidade do dinheiro. Dependendo do caso, isso reduz ou fomenta o consumo – gerando e contendo a inflação, respectivamente.

“Em um cenário que o Bacen esteja aumentando a taxa Selic, como acontece neste momento, aumenta-se a taxa-base de juros. Para quem está querendo financiar um carro novo, por exemplo, as parcelas estarão mais caras do que o habitual, em razão do encarecimento da contratação de empréstimo”, destaca Priebe.

Cooperativas de crédito oferecem taxas mais acessíveis

Independentemente das mudanças da taxa Selic, cooperativas de crédito ainda têm as melhores e mais atrativas taxas de juros do mercado, sendo elas para empréstimo pessoal ou de financiamento. Além disso, por prezarem pelo relacionamento próximo com o cooperado, as equipes estão sempre à disposição para ajudar a lidar com as aplicações de forma simples e responsável, seja qual for o cenário da Selic.

“Como não visamos lucros, trabalhamos com taxas acessíveis. No final do exercício da cooperativa, além de atender a sociedade com o dinheiro mais barato, devolvemos todo o resultado positivo para os cooperados como forma de desenvolvimento social e econômico”, finaliza Priebe.

Confira como funcionam na prática os cenários da Selic e aprenda a organizar suas finanças:

Aumento da taxa

Empréstimos: quem precisa de crédito perceberá que o produto estará mais caro, visto que as instituições aumentarão as taxas de juros, resultando na redução de contratação e, automaticamente, contendo o consumo (e reduzindo a inflação).

Aplicações de dinheiro: quem tem dinheiro guardado vai perceber que ele rentabilizará mais, pois o aumento da taxa de juros básico fará com que a instituição financeira remunere melhor o superavitário. Sendo assim, as pessoas tendem a economizar mais e, consecutivamente, reduzem a inflação.

Queda da taxa

Empréstimos: neste cenário, com as reduções da taxa Selic, o Bacen tem como objetivo fomentar o consumo no mercado. Portanto, nesta redução, o crédito fica mais barato e facilita a contratação para aqueles que precisam dele, ampliando o consumo do mercado em geral.

Aplicações de dinheiro: para aqueles que têm dinheiro guardado, neste cenário a rentabilidade reduzirá e fará com que as pessoas retirem seu dinheiro da poupança, fomentando o consumo para compra de carros, casas, entre outras necessidades e desejos.

Sobre o Ailos

Constituído em 2002, o Ailos é um Sistema de Cooperativas de Crédito e conta com mais de 1,1 milhão de cooperados, uma cooperativa central, 13 cooperativas singulares, mais de 240 postos de atendimento e mais de R$ 13 bilhões em ativos. Com atuação nos três estados do Sul do país, possui cerca de 4 mil colaboradores, contribuindo com o crescimento sustentável e desenvolvimento social das comunidades onde atua. As cooperativas singulares que compõem o Ailos são: Acentra, Acredicoop, Civia, Credcrea, Credelesc, Credicomin, Credifoz, Crevisc, Evolua, Transpocred, Únilos, Viacredi e Viacredi Alto Vale.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version