Brasil,

Indicador inédito da Serasa Experian revela que 6 em cada 10 dívidas de consumidores inadimplentes no Brasil são pagas em até 60 dias

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marianna Fumo
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
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Complementando as análises já existentes na companhia, novo índice possibilita a visão completa da jornada de crédito no país

A Serasa Experian lança o Indicador de Recuperação de Crédito, que exibe o percentual de dívidas pagas em após 60 dias à negativação. Junto aos demais materiais econômicos já divulgados pela companhia, agora é possível observar a jornada de crédito de maneira integral, com a procura pelo recurso financeiro, os números de negativação e a sua eventual recuperação. O indicador de abril de 2021, que traz informações sobre as dívidas que foram ressarcidas em até 60 dias a partir deste mês de referência, mostra recuperação de 56,4%, principalmente no segmento de Utilities (67,4%). Este é o maior percentual de dívidas quitadas (das que estavam em atraso e, por isto, negativadas) do setor no ano, chegando ao mesmo nível de setembro/19. Na sequência estão os Bancos e Cartões, com 62,6% de recuperações. Ao contrário de todo o ano de 2020, o setor financeiro, pelo menos neste indicador de abril/21, não foi o principal a reaver as contas negativadas, enquanto as Financeiras recuperaram 37,8% das dívidas.

O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, comenta que o fato dos percentuais de recuperação das dívidas estarem menores nestes últimos dois meses – março/21 (56,0%) e abri/21 (56,4%) – em comparação aos do início do ano, pode estar relacionado com a aceleração da inflação no período, o que acaba corroendo o poder de compra da população e, assim, ter dificultado a quitação das dívidas em atraso. Neste sentido, é importante que os credores proporcionem descontos e facilidades de pagamentos aos seus clientes em débito, a fim de conseguirem aumentar os seus percentuais de recuperação neste momento de inflação acima do previsto.

O novo indicador destaca ainda a idade das dívidas e revela um padrão, pois as mais recentes tendem a ser mais recuperadas, enquanto aquelas com mais tempo de existência têm o percentual de quitação mais baixo. Considerando compromissos que estavam vencidos há 30 dias, 74,3% foram recuperados; de 30 a 60 dias, 42,4%; de 60 a 90 dias; 31,0%; de 90 a 180 dias; 28,3% entre 180 dias e o primeiro ano e 16,3% entre um e mais anos. Rabi explica alguns motivos que podem explicar esse movimento. “O esquecimento é muito comum no caso de dívidas mais antigas. Muitas vezes quando a pessoa recebe a notificação de inadimplência, se lembra e realiza o pagamento. Além disso, há a também a questão das multas e encargos moratórios que vão encarecendo as dívidas vencidas com o passar do tempo. Por fim, a priorização das contas a pagar também é um fator já que, devido ao atual cenário econômico, os consumidores com dificuldades financeiras acabam escolhendo qual será paga e qual será postergada para o próximo mês”.

2020 teve o menor volume de recuperações dos últimos 3 anos

A pandemia de Covid-19 e os desafios econômicos impostos no período fizeram com que, na média de 2020, 57,2% dos registros de negativação fossem recuperados num horizonte de 60 dias após a comunicação do credor, o menor desde 2018. O indicador sinaliza ainda quais os valores que são quitados com mais facilidade: em 2020, aqueles acima de R$ 10 mil tiveram recuperação de 70,4%, enquanto o intervalo de R$ 1.000 a R$ 2.000 teve retorno de 53,4% das contas.

O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, comenta que “o aumento do desemprego e a redução da renda das pessoas fizeram com que muitos demorassem mais para pagar as contas atrasadas. Pelos dados, observamos que a maior parte priorizou o pagamento de dívidas mais caras, que costumam estar relacionadas a imóveis ou veículos. Elas geralmente têm o bem como garantia, ou seja, para não perder a aquisição os consumidores ficam inclinados a honrar o compromisso financeiro”.

Os dados de 2020 trazem ainda a visão dos canais mais eficazes para recuperar os compromissos financeiros que não foram honrados. O SMS se destaca, uma vez que 69,7% das contas negativadas e cobradas por este canal foram quitadas, à frente do e-mail (58,7%) e da carta (56,4%).

Metodologia

O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo 05 anos de observação para fazer essa análise.

Você também lê esta notícia no site www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa

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A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

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