Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

5 dicas para montar a sua reserva de emergência

Podemos começar definindo a reserva de emergência como um montante financeiro que fica disponível para o uso em imprevistos e urgências. Ou seja, o dinheiro não é um complemento do orçamento e nem serve para fazer uma compra supérflua.

Ele funciona como um colchão de segurança para o seu orçamento. Afinal, situações inesperadas podem gerar custos que afetam todo o equilíbrio das finanças.Talita Luiz, Sócia Fundadora e Assessora de Investimentos Quattro Investimentos. A profissional Talita Luiz, Sócia Fundadora e Assessora de Investimentos Quattro Investimentos | XP, separou 5 passos para fazer a reserva emergêncial.

1-O que é reserva emergencial? A Reserva Emergencial consideramos a parcela da sua diversificação dos investimentos que você pode precisar diante de um evento não programado. Importante sempre contar com recurso de curto prazo.

2-Como fazer a reserva emergencial? Você pode se programar e ter disciplina com aportes mensais para contar com este recurso em caso de necessidade, ou se tiver uma carteira de investimentos já montada, atente-se aos prazos dos resgates. Importante ter um assessor de investimentos para te ajudar e você entender como fazer essa reserva.

3-Como calcular o montante ideal da reserva de emergência? Talvez não tenhamos este número cravado, porque cada um tem um momento de vida. Mas diante da diversificação da carteira, tenha sempre em mente a distribuição nas caixinhas de curto, médio e longo prazo. Isso sem dúvidas tornará sua carteira saudável.

4-Como juntar dinheiro para a reserva emergencial? Disciplina sempre será a palavra chave para conseguir acumular recurso e se planejar financeiramente. Portanto, juntar dinheiro mês a mês, aplicar quando tiver bônus da empresa que trabalha ou até mesmo deixar de ser "consumista" que é diferente de "consumidor" você conseguirá juntar sua reserva emergencial, sua reserva de médio prazo e também de longo prazo.

5-Onde guardar a reserva de emergência? A reserva emergencial sempre será aquele recurso que você precisa de liquidez, ou seja, tem que estar disponível a qualquer momento quando precisar. Não aplique em ativos de alto risco neste caso, porque pode sofrer oscilação e o valor acumulado pode não ser o mesmo na hora que precisar. Portanto: Liquidez e conservadorismo para o recurso destinado a reserva emergencial

*Talita Luiz, Sócia Fundadora e Assessora de Investimentos Quattro Investimentos | XP

Formada em direito e pós-graduada em Mercado Financeiro e de Capitais (Mackenzie), ela é planejadora financeira com CFP®️ e conta com mais de 14 anos de experiência no mercado financeiro.Trabalhou em instituições como Banco ABN, Itaú Personalité, Safra e BMG, e hoje está a frente da Quattro Investimentos junto aos demais sócios e é embaixadora do movimento "Mulheres que Transformam" da XP Investimentos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo