Brasil,

Open Master ON: Soluções para desafios municipais

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Emanuela Nóbrega
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Experiência gratuita de aprendizagem busca candidatos para solucionar problemas reais de 8 municípios brasileiros

Em sua segunda edição, o Open Master ON é uma realização da Agenda Pública e Estratégia ODS, com parceria RAPS e FNP e cofinanciamento da União Europeia e do Fundo REIN. A iniciativa selecionou, através de edital, desafios municipais relacionados a recuperação econômica e proteção social, dado o contexto pós-pandemia. Com inscrições abertas até 19 de setembro, os candidatos devem apontar seu tema de interesse para participar do programa que é on-line e gratuito.

O programa é baseado no Open Master que, em sete edições, já desenvolveu mais de 30 soluções e formou 150 pessoas entre gestores públicos, acadêmicos e representantes de empresa e organizações da sociedade civil. Através de pesquisas aplicadas e metodologias ativas e baseadas em projetos, proporciona ao participante a oportunidade de aprender, se atualizar e elaborar soluções para desafios públicos. O diferencial do Open Master ON é o foco ainda maior na resolução de problemas complexos que, a partir de problemas verdadeiros. Nesta edição, são 8 desafios propostos trazidos por 7 municípios e um consórcio intermunicipal. Estão localizados em todo o território nacional, de norte, como o município Santarém, ao sul com a representação de Novo Hamburgo e Pelotas. Com uma equipe de mentores dedicada a apoiar os grupos, as soluções ganham ainda mais potencial para serem implementadas e impactar positivamente Brasil afora.

Os impactos do Open Master ON

Em um recente caso de sucesso, uma participante do Open Master ON 2020, Marília Ortiz, Secretária da Fazenda da prefeitura de Niterói, atribui à sua participação no Open Master o sucesso na aceleração no desenvolvimento do PL da Moeda Social Araribóia.

Além do contato com profissionais de diversas áreas e o apoio dos mentores, Marília, que já vinha se desenvolvendo na área de crescimento econômico, foi apresentada a técnicas e estudos sobre moedas sociais, soluções para o desenvolvimento econômico e acredita que, ter que solucionar o desafio do município de Bananeiras (PB) em 2020 foi fator determinante para selecionar as ideias que seriam relevantes e transformadoras no desenvolvimento do PL apresentado em junho de 2021.

Open Master ON 2021

Se no ano anterior o Open Master ON atendeu às demandas de 2 municípios, na edição de 2021, a meta foi quadruplicada. Em parceria com a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e RAPS, o edital aberto selecionou 8 desafios voltados para a recuperação econômica e proteção social.

Seguindo o formato das outras edições, a jornada de aprendizagem imersiva estimula o networking com mentores, inspiradores e lideranças. O ambiente de desenvolvimento colaborativo resulta na publicação das soluções desenvolvidas a partir dos métodos ágeis.

Os candidatos e candidatas a participarem do Open Master ON 2021 devem eleger um dos temas de maior interesse no momento da inscrição, que vai até 19 de setembro.

Desafios de Recuperação Econômica

Desafio 1: Inteligência de dados para a governança regional (Consórcio ABC/SP)
A região do Grande ABC é um importante polo econômico representando os sete municípios que, juntos, compõem o 4º PIB do país. Um dos maiores desafios é a organização e articulação dos mais diversos dados socioeconômicos disponibilizados de forma acessível aos gestores para a proposição de políticas públicas.

Por isso apresenta como desafio a criação de um Observatório Regional Econômico que abarque os observatórios das universidades, municipais e de entidades privadas.

Desafio 2: Formalização do setor de serviços (Novo Hamburgo/RS)
Novo Hamburgo, Capital Nacional do Calçado, é atualmente um importante centro regional de serviços, tendo sua economia baseada 70% neste setor. Devido às medidas de isolamento social implantadas com fechamento de atividades, o setor de serviços foi um dos mais afetados pela pandemia, aumentando níveis de desemprego, pobreza e informalidade, e diminuindo a arrecadação fiscal. Nas cidades brasileiras a informalidade está presente em todos os segmentos produtivos, e seus prejuízos afetam trabalhadores, empresas e governos. As empresas irregulares não conseguem se desenvolver, têm dificuldades para competir no mercado, se credenciar a licitações públicas, obter crédito e dispor das garantias legais. A informalidade dificulta, ainda, as ações de planejamento do Estado para promoção do bem-estar social, além de pressionar as contas públicas por causa dos impostos não arrecadados.

Desafio 3: Diversificação econômica em municípios de pequeno porte (Jaguaribe/CE)
Em Jaguaribe, o agronegócio move boa parte da economia local. São conhecidos nacionalmente como a terra do queijo coalho. É necessário, para tanto, pensar ações que estimulem, dinamizem e possibilitem um crescimento em bases ainda mais sólidas, para que essa cadeia produtiva se torne mais organizada, estruturada, sustentável e competitiva.
Além de ampliar o escopo de ações voltadas ao comércio, indústria e prestadores de serviços que, devido a pandemia, sofreram um impacto econômico-financeiro muito alto.

Desafio 4 (parceria com RAPS): Fortalecimento do comércio e produção local (Toritama/PE)
Conhecida como a Capital do Jeans, Toritama, assim como outros polos de confecção estão sendo afetados pelo fechamento de lojas de vestuário e redução da produção, causando impactos econômicos e de desemprego. Diante desse contexto, como desenvolver ferramentas para alavancar os pequenos negócios e diversificar a recuperação econômica do município no pós Covid-19?

Desafios de Proteção Social

Desafio 5: Inclusão socioprodutiva de mulheres vítimas de violência (Santarém/PA)
Promover a inclusão econômica através da educação empreendedora de 500 mulheres em situação de violência doméstica e vulnerabilidade social, atendidas pelo Centro Maria do Pará que oferta serviço especializado de atendimento à mulher em situação de violência, fragilização e rompimento de vínculos familiares e/ou comunitários. Diante do aumento nos índices de violência contra mulher em meio a pandemia, o desafio é oportunizar às mulheres atendidas estratégias para inclusão econômica e geração de renda, permitindo romper com o ciclo de violência e dependência financeira do agressor, permitindo a ressignificação de histórias de vida e redução dos índices de feminicídio no município.

Desafio 6: Integração de políticas públicas de proteção social (Cuiabá - MT)
Os atuais desafios são de integrar pessoas em situação de vulnerabilidade social como os imigrantes provenientes da Venezuela e Haiti, mulheres em situações de risco, pessoas com deficiência, pessoas em situação de rua e idosos que não desempenham atividade econômica e com a pandemia a situação se tornou mais crítica.

A ideia é implantar uma central de capacitação profissional dessas pessoas através do nosso Projeto do Parque Municipal Sustentável da Lagoa Encantada e um espaço de socialização e fomento do comércio local, reduzir os impactos ambientais através do plantio de árvores e incentivar a saúde por meio de pistas de caminhada.

Desafio 7: Fortalecimento da rede de proteção social local (Barbalha/CE)
Dos 61 mil habitantes da cidade, 39,8 % estavam na dependência do auxílio emergencial em dezembro de 2020. O desafio é: Como ampliar a rede de proteção social, qualificar as pessoas para o mercado de trabalho, em especial os jovens e as mulheres chefes de família e gerar emprego e garantia de renda num cenário de menos recursos para o poder público local?

Desafio 8 (em parceria com RAPS): Políticas públicas para a inclusão feminina em periferias e subúrbios (Pelotas/RS)
No pós-pandemia, como podemos estimular o empreendedorismo feminino, especialmente nas periferias, associando esse engajamento ao combate às desigualdades, à prevenção à violência e ao direito à moradia digna?

Serviço:
Open Master ON
On-line e gratuito
Inscrições abertas até 19 de setembro de 2021
Acesse: www.openmaster.org.br/open-master-on


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar