Brasil,

Análise: vendas no varejo restrito sobem 1,2% em julho, mas ritmo de crescimento fica estável

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sandro Silva
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

No acumulado do ano, o crescimento passou de 6,7% para 6,6%

De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do IBGE, o volume de vendas no varejo restrito subiu 1,2% no mês de julho na comparação mensal dos dados dessazonalizados. O resultado veio no mesmo sentido do indicador antecedente de Movimento do Comércio da Boa Vista, que havia apontado alta de 0,6% na mesma base de comparação, e acima daquilo que era esperado pelo mercado como um todo, que apostava numa elevação de 0,5%. Vale ressaltar, também, que a variação “poderia” ter sido maior, uma vez que o resultado de junho, que antes apresentou queda de 1,7%, foi revisado, passando a mostrar alta de 0,9%.

Segundo os economistas da Boa Vista, dentre os destaques, foi observada alta de 2,8% no segmento de “Tecidos, vestuário e calçados”, ao passo que os segmentos de “Combustíveis e lubrificantes” e de “Móveis e Eletrodomésticos” operaram em queda de 0,3% e 1,4%, respectivamente. O segmento de “Super e hipermercados” andou de lado no período. Na comparação interanual foi observado um aumento de 5,7%, mais tímido se comparado ao resultado das pesquisas anteriores, algo que também foi captado pelo indicador da Boa Vista, que apresentou alta de 4,3% em comparação ao mês de julho do ano passado, também inferior em magnitude em relação aos últimos resultados. Na análise de longo prazo, medida pela variação acumulada em 12 meses, o crescimento se manteve em 5,9%, como no mês de junho.

Na avaliação dos economistas da Boa Vista, o 2º semestre tende a ser desafiador, não somente ao varejo, mas à economia como um todo. As razões disto, por sinal, estão se acumulando. O varejo deve encarar de frente, por um bom motivo, a concorrência com os serviços, algo que já está, ao menos parcialmente, refletido nos indicadores de confiança de ambos os setores, com consumidores e comerciantes menos confortáveis com a situação atual e uma melhora na percepção de que os serviços começaram a andar, de fato, para frente, ainda que num ritmo vagaroso.

O avanço da campanha de vacinação e, consequentemente, a redução das medidas de distanciamento social – em alguns lugares até mesmo o fim delas –, deve desatar os últimos nós das demandas até então reprimidas. Essa volta, contudo, é válida para ambos os setores e, dado que o orçamento das famílias está apertado, naturalmente espera-se que o consumidor opte entre um e outro, afastando assim a possibilidade disto virar uma bola de neve, o que ganharia traços ainda mais fortes quando postos à mesa os dados de comprometimento da renda e de endividamento das famílias.

De acordo com o Banco Central (BC), o endividamento das famílias atingiu 59,20% da renda acumulada em 12 meses, o maior valor da série. O problema maior reside no fato disto ter sido acompanhado de um aumento no comprometimento da renda, que atingiu 30,6% no mês de maio. Mais do que isso, não há indícios, até aqui, de que o comprometimento poderá caminhar no sentido oposto e diminuir, uma vez que, por exemplo, a curva de rendimento médio real está em desaceleração e uma redução na taxa de juros está cada vez mais fora dos planos do Banco Central, pelo menos no horizonte que ele define como relevante.

Além disso, no mercado de trabalho, os dados até sugerem uma melhora, mas não o suficiente para aliviar o cenário para o consumo. A taxa de desemprego recuou entre os meses de maio e junho, passando de 14,6% para 14,1%. Até aqui, um bom resultado, porém parte significativa dessa queda se deu por meio do aumento da informalidade, que passou de 40,0% para 40,6% no mesmo período.

O pior ficou para o final. A projeção de crescimento do IPCA não para de subir e já atingiu 7,58% para o final do ano, nível que “faz parte do jogo”, segundo o ministro da Economia, Paulo Guedes. Mais do que isso, o resultado do IPCA em agosto foi uma surpresa para o mercado, não apenas pelo fato da variação ter sido maior do que aquilo que era prevista (0,87% x 0,70%), como também pelo fato da inflação ter sido disseminada entre diversas categorias. O Banco Central já “admitiu” que o foco é fazer com que a inflação se aproxime do centro da meta somente em 2022. Claro que algumas coisas fogem ao controle das pessoas que conduzem a economia e a política monetária, dentre elas, a crise hídrica, a pior dos últimos 91 anos, o impacto das geadas sobre a produção agrícola, o aumento no preço das commodities, dentre outros fatores, mas não os exime da responsabilidade de tentar reconduzir a economia para um quadro de crescimento sustentável, algo cada vez mais difícil em função da queda de braço entre as esferas executiva e judiciária.

Com todos esses fatores somados, o crescimento do varejo pode perder a força e a estabilidade observadas nos dados de julho e pode se transformar facilmente em desaceleração ao longo dos próximos meses.

SOBRE A BOA VISTA

A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar os dados dos seus clientes em soluções para os desafios de empresas e consumidores.

Criada há mais de 60 anos como SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da atividade de crédito no Brasil, ajudando o País a estabelecer uma relação de consumo mais equilibrada entre empresas e consumidores.

A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível. Por isso, Cadastro Positivo é na Boa Vista.

Pioneira também em serviços ao consumidor, a Boa Vista responde por iniciativas que cooperam com a sustentabilidade econômica dos brasileiros, como a consulta do CPF com score, dicas de educação financeira e parcerias para negociação de dívidas. Tudo disponível de forma simples, rápida e segura no site www.consumidorpositivo.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar