SEGS Portal Nacional

Economia

Com crescimento da inadimplência, educação financeira é fundamental

  • Sexta, 03 Setembro 2021 08:13
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernando Zeferino
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Retomada da economia vai ajudar a melhorar o quadro, mas solução passa por educação financeira, diz especialista

O Brasil já vinha com um fraco desempenho na economia antes da pandemia. Com a Covid-19 e a paralisação do mundo, a situação financeira das famílias brasileiras se deteriorou e a inadimplência atingiu todas as classes sociais. Os cinco grandes bancos promoveram uma grande rolagem de dívidas, comércio e serviços apresentam grandes dificuldades e a inflação atinge índices elevados: o resultado é que sete em cada dez brasileiros adultos estão com suas contas em atraso.

Em 2019, a Quitei realizou uma pesquisa, cujo objetivo era investigar a principal causa da inadimplência no país. “Nós trabalhamos no modelo arcaico de telefonar infinitas vezes para o mesmo cliente. O Brasil é um péssimo recuperador de créditos e clientes: a cada dólar emprestado, recuperamos US$0,14, enquanto que a média mundial é de US$ 0,32. Resolvemos então, ao final de cada atendimento, fazer uma pesquisa com o método CATI (Computer Assisted Telephone Interview) com cinco perguntas. Queríamos saber se o cliente estava inadimplente por desemprego, doença, esquecimento, problemas no faturamento ou descontrole financeiro. Descobrimos que, desde então, 78% era por descontrole ou falta de educação financeira básica”, informou Charles Duek, CSO da Quitei.

Para o especialista, apesar de termos um grande contingente de desempregados, uma desigualdade social enorme e uma situação precária em saneamento e saúde pública, conceitos básicos de educação financeira teriam um enorme impacto na redução dessa inadimplência e realmente realizaria uma significativa transformação na sociedade. "Mapeando um pouco mais e usando geoprocessamento, verificamos que esse cidadão com descontrole está, em sua maioria, nas periferias das grandes cidades. Mudar essa realidade não está tão distante e hoje a ciência da tecnologia pode ajudar a transformar a vida de milhões de brasileiros”, explica.

Com a pandemia entrando em estabilidade e o retorno gradativo da economia é importante reabilitar os inadimplentes. “Hoje, com o open banking e as informações de consumo cada vez mais assertivas, bancos e financeiras se protegem do calote. Porém, deixamos de lado a maior parte do bolo na mesa. Quando passamos a atender os endividados, encontrando soluções, produtos e facilitando seu entendimento sobre o crédito, conseguimos trazer de volta para o jogo quem realmente precisa entrar pra jogar”, avalia.

“Nossa meta é, com a ajuda da Inteligência Artificial, transformar o inadimplente em adimplente, depois em poupador e no futuro um investidor. É isso que move a Quitei. Nossa missão é transformar esse mercado fazendo o papel que deveríamos estar aprendendo na escola primária”.

Sobre a Quitei

Com mais de 30 anos de experiência no mercado de recuperação de créditos, a Quitei tem em seu portfolio os maiores bancos brasileiros, grandes redes de varejo e empresas de telecomunicação. O principal objetivo da empresa é tentar conciliar a dívida do devedor ao seu momento atual, ao levar para o seu credor uma proposta que esteja dentro da sua realidade financeira, negociando com as melhores condições do mercado, com menos juros, mais parcelas, sem telefonemas, de forma fácil, gentil, rápida e segura. Tudo isso, no canal que for mais conveniente para o devedor, seja e-mail, WhatsApp, SMS ou através da nossa própria plataforma OmniChannel, Embarcada com uma robusta Inteligência Artificial eMachine Learning.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version