SEGS Portal Nacional

Economia

Otimismo entre pequenos e microempresários segue crescendo no segundo trimestre, segundo pesquisa da Boa Vista

  • Quarta, 01 Setembro 2021 10:20
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sandro Silva
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Vacinação faz otimismo, que já era alto no primeiro trimestre, crescer mais três pontos percentuais. Avanço maior foi na disposição em retomar investimentos e tomar mais crédito

O otimismo dos pequenos e microempresários brasileiros em relação à retomada da economia seguiu crescendo no segundo trimestre, em relação ao nível verificado após os três primeiros meses do ano, segundo pesquisa realizada pela empresa de inteligência analítica Boa Vista. 60% dos entrevistados afirmaram estar com perspectivas mais positivas agora do que estavam naquele período, enquanto 40% disseram estar pouco ou nada otimistas. O avanço do programa de vacinação é o motivo apontado por 80% daqueles que se consideram otimistas, enquanto os demais atribuem este sentimento à melhora gradativa da economia no país.

O nível de otimismo verificado agora é pouco maior do que o observado em sondagem realizada pela Boa Vista no término do primeiro trimestre, quando 57% dos empresários já demonstravam mais otimismo do que em relação ao quarto trimestre de 2020, ainda que o programa de vacinação estivesse apenas no início.

“Além de ser eficiente para proteger a saúde da população, o programa de imunização também traz efeitos para a economia como um todo, permitindo que seja acelerado o ritmo de reabertura do comércio e reaquecimento dos negócios. Os empresários estão percebendo isso no dia a dia, com aumento da demanda e necessidade de realizar contratações e investimentos, por exemplo”, afirma Flávio Calife, economista-chefe da Boa Vista.

Apesar de a elevação no nível de otimismo ter sido pequena (três pontos percentuais) em relação ao já elevado indicador do primeiro trimestre, a melhora nas expectativas se configura mais apropriadamente quando se analisa a disposição dos empresários em tomar riscos. Entre aqueles que se dizem otimistas, 58% pretendem fazer investimentos nos próximos meses. Este percentual é superior ao registrado no trimestre anterior, quando apenas 37% pretendiam fazer novos aportes em seus negócios. É maior também em relação ao verificado no segundo trimestre de 2020, quando apenas 24% se diziam otimistas para investir, influenciados pelos primeiros sinais da crise econômica provocada pela pandemia.

Considerando o grupo de 58% dos empresários que mencionaram ter intenção de fazer novos investimentos, quando o assunto é investir em tecnologias e produtos, 60% pretendem investir mais nessa área. Já na área de investimento em pessoas (contratações e programas de treinamento profissional), são 54% que aumentarão os investimentos nesse campo. No encerramento do primeiro trimestre, 48% pretendiam aumentar aportes em novas tecnologias e produtos e apenas 31% demonstravam disposição para contratar e treinar seus colaboradores.

A pesquisa também buscou avaliar a perspectiva em relação ao faturamento das empresas, e constatou que 62% dos entrevistados preveem crescimento do faturamento até o final de 2021, enquanto que no fim do primeiro trimestre apenas 40% esperavam aumentar este indicador.

Em paralelo à disposição para investir para gerar crescimento e a perspectiva de melhora nos resultados financeiros, 40% dos empresários esperam uma diminuição no nível de endividamento, índice que registrava 31% no fim do primeiro trimestre e 23% no segundo trimestre do ano passado.

Todo esse contexto também pode influenciar o mercado de crédito. Em linha com os anseios por melhorias rápidas nos negócios e confiantes na retomada da economia, 51% dos empresários ouvidos pela Boa Vista afirmam que contratarão crédito. 40% deles com intuito de aumentar o capital de giro, o que era apontado por apenas 26% no primeiro trimestre do ano e 34% no segundo trimestre de 2020. Outros 21% declararam que irão contratar crédito para pagar dívidas já contraídas, contra 40% no primeiro trimestre do ano e 43% no segundo trimestre de 2020.

Metodologia

A pesquisa realizada pela Boa Vista foi feita por meio de entrevistas online, entre maio e junho. Contou com a participação de aproximadamente 500 empresários de todas as regiões do país, a maioria composta por representantes dos setores de Comércio e de Serviços. Entre os ouvidos, 94% são pequenos e microempresários. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o grau de confiança é de 90%.

Soluções para todo o ciclo de negócio

A Boa Vista transforma informações, por meio de inteligência analítica, em respostas que apoiam a tomada de decisão de seus clientes, dentre eles empresas de todos os portes e segmentos. Da identificação de público para as melhores ofertas de crédito à concessão, oferecendo automatização e ampliação das operações de venda. Do gerenciamento, que contribui para a padronização e o monitoramento da carteira de clientes, à recuperação do crédito, com o aprimoramento do processo de cobrança e recuperação de ativos, a Boa Vista oferece soluções que já contemplam informações do Cadastro Positivo, banco de dados que contém o histórico de consumo e capacidade de pagamento de consumidores e empresas. Para saber mais acesse: www.boavistaservicos.com.br

SOBRE A BOA VISTA

A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar os dados dos seus clientes em soluções para os desafios de empresas e consumidores.

Criada há mais de 60 anos como SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da atividade de crédito no Brasil, ajudando o País a estabelecer uma relação de consumo mais equilibrada entre empresas e consumidores.

A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível. Por isso, Cadastro Positivo é na Boa Vista.

Pioneira também em serviços ao consumidor, a Boa Vista responde por iniciativas que cooperam com a sustentabilidade econômica dos brasileiros, como a consulta do CPF com score, dicas de educação financeira e parcerias para negociação de dívidas. Tudo disponível de forma simples, rápida e segura no site www.consumidorpositivo.com.br

Atualmente a Boa Vista é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version