SEGS Portal Nacional

Economia

O que os bancos tradicionais podem aprendem com o enorme crescimento das Fintechs

  • Quarta, 18 Agosto 2021 10:37
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Felipe Proetsch
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Por Lokesh Bidhan, Diretor Sênior da Adjust

Em 2020, nós observamos uma grande mudança nos padrões e hábitos de uso de nossos aplicativos. As significativas mudanças que tivemos na nossa vida cotidiana levaram ao aumento das instalações e do tempo gasto. Com destaque para aplicativos de fintechs, que registraram o maior crescimento total. O relatório Mobile App Trends 2021 da Adjust revelou que as instalações cresceram 51% de 2019 a 2020 e já subiram mais 23% este ano.

De acordo com o Digital Trends Report da Adobe, o usuário mobile médio tem 2,5 aplicativos financeiros instalados - com a pandemia e a maior exposição a finanças pessoais, os usuários estão diversificando e explorando outras fontes para a administração das suas finanças. Os dados da Adobe mostram que a partir da metade de 2020, um quarto dos downloads de aplicativos de bancos eram de bancos digitais, em comparação com apenas 2% em 2017, tendências que não mostram sinais de desaceleramento agora na segunda metade de 2021.

Correndo para não ficar para trás

A tendência de finanças digitais está crescendo no mundo todo. China, Índia e Japão mostraram um aumento considerável na adoção de pagamentos in-app, chegando a 81%, 3,6% e 25,4%, respectivamente. Até em mercados como França e Alemanha, onde os pagamentos mobile não costumam ser populares, viram um aumento de 20%. Com o crescimento das fintechs, os serviços financeiros tradicionais sentem a pressão para acompanhar o mesmo ritmo. Cabem aos bancos tradicionais adotar uma mentalidade "mobile-first" para atender as necessidades dos usuários e se manter competitivos.

O relatório de tendências digitais da Adobe revelou que a principal prioridade do marketing é possibilitar a aquisição de usuários. Para tal missão, aplicativos de bancos devem tomar uma abordagem diferente dos aplicativos de fintechs, para serviços como investimento e seguros, por exemplo . Essas diferenças sutis podem ser capitalizadas para gerar resultados ainda melhores. Bancos que irem atrás dos usuários corretos podem contar com a lealdade e o lifetime value (LTV) desses usuários. O segredo é se concentrar na função do aplicativo e no que o distingue dos demais.

A importância da jornada e experiência do usuário

Mais de 45% dos consumidores entrevistados em uma pesquisa do FIS afirmaram ter "mudado permanentemente" a forma como usam serviços bancários desde o começo da pandemia, e 31% demonstraram interesse em usar aplicativos de bancos mobile no futuro. Claramente, os bancos tradicionais precisam renovar sua experiência digital para se estabelecerem como referência em aconselhamento financeiro e assistirem os usuários a cada passo da jornada. O mercado está aqui — está na hora de os bancos tradicionais transformarem esse novo interesse em uma confiança duradoura.

Analisando os aplicativos de fintech em relação aos padrões e às expectativas da indústria, os profissionais de marketing e desenvolvedores de bancos tradicionais podem entender melhor, desenvolver e aprimorar suas estratégias e abordagens à aquisição de usuários e retenção dos mesmos. Para esses bancos, o onboarding e oferecer serviços convenientes 24 horas por dia são os grandes desafios. Com o mobile, nós temos acesso incomparável e instantâneo a basicamente tudo — por que não a serviços financeiros também? Insights como esses revelam os momentos de possível rotatividade dos usuários e de abandono do aplicativo.

Dados do relatório de tendências globais em aplicativos da Adjust mostram que as sessões em aplicativos de fintechs tiveram um crescimento anual impressionante de 85% em 2020 — e eles continuam crescendo em 2021, chegando a 49%. A duração da sessão em aplicativos de bancos passaram de 4,95 minutos por sessão em 2019 a 5,5 minutos em 2020. Na primeira metade de 2021, a duração da sessão apresentou uma leve queda para 5,2 minutos, mas ainda está mais alta do que a média de 2019.

Não é por acaso que as sessões dos usuários estão chegando a novos patamares. As fintechs estão inovando constantemente e trabalhando para oferecer experiências melhores aos usuários. Desde que se mantenham assim, elas continuarão crescendo. Pesquisas sobre experiência do usuário e o desenvolvimento são fundamentais para os bancos tradicionais que estão considerando entrar no digital.

Contudo, sucesso significa desenvolver uma mentalidade "digital-only", afirma Christopher Young, diretor de estratégia e marketing de indústria, serviços financeiros na Adobe.

"Nós trabalhamos com algumas das maiores instituições financeiras que oferecem uma série de canais digitais e tradicionais. As conversas têm mudado para o "digital-first", mas não uma mentalidade somente digital. A realidade é que essas instituições estão competindo com empresas inovadoras que existem APENAS no mobile. Isso precisa forçar a indústria a se dedicar mais à experiências mobile e evoluir para além das interações puramente transacionais."

Mais flexibilidade e adaptabilidade

Negócios que são completamente "mobile-first" oferecem aos usuários, cada vez mais, controle e compreensão sobre o dinheiro deles. No cenário financeiro atual, os consumidores podem abrir uma conta bancária e usar sua carteira digital em uma questão de minutos. Inovações velozes via arquitetura de microsserviços e APIs fornecem mais flexibilidade aos bancos "digital-first" — e é esse tipo de agilidade que os consumidores esperam. Em contrapartida, as plataformas dos bancos tradicionais costumam ser construídas em sistemas complexos e confusos.

Esses sistemas são menos ágeis do que os serviços bancários "digital-first", porém, e isso é o mais importante, eles são mais custosos. Se os bancos tradicionais quiserem competir com as fintechs que estão transformando o setor financeiro, é fundamental monitorar e adaptar esses sistemas.

Entender as necessidades, expectativas e hábitos in-app dos usuários é mais importante do que nunca agora que os bancos digitais estão crescendo. Recursos como planos de tarifas de contas, compras internacionais, pagamentos instantâneos, interfaces intuitivas e capacidades são a nova regra. Os bancos tradicionais podem observar esses modelos para criar estratégias voltadas para os usuários e baseadas em dados.

Oportunidades de crescimento

Até 2026, o mercado global de serviços bancários mobile deve chegar a US$ 1,82 bilhão com uma taxa anual de crescimento composta de 12,2% de 2019 a 2026. Agora é o momento de analisar e descobrir os hábitos dos consumidores. Do onboarding às jornadas do usuário e UX, os insights e pontos de dados podem ser usados para segmentar usuários e oferecer uma visão clara das necessidades da sua empresa conforme os consumidores se adaptam.

Se você está tendo dificuldades com a retenção no aplicativo do seu banco, está na hora de começar a entender como os usuários se comportam in-app, quando eles retornam e por quê. Observando as taxas de retenção, é possível solucionar problemas no onboarding e descobrir se você está oferecendo conteúdos suficientemente interessantes para manter seus usuários engajados e testar o sucesso de ofertas de recomendação/onboarding. Os bancos que continuarem inovando e oferecendo experiências melhores terão maior sucesso quando o mundo deixar os lockdowns para trás.

Sobre a Adjust

A Adjust é a plataforma de analytics mobile utilizada por profissionais de marketing do mundo inteiro, com soluções para atribuição, otimização de campanhas e proteção de dados. Em 2021, a Adjust foi adquirida pela AppLovin, empresa líder em softwares de marketing e responsável por fornecer aos desenvolvedores um poderoso e integrado conjunto de soluções para o crescimento de aplicativos mobile.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version