SEGS Portal Nacional

Economia

Conheça as transformações da API Economy no mercado financeiro

  • Quarta, 11 Agosto 2021 11:20
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vinicius Maranduba
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Por Diogo Lupinari *

A influência das APIs (interfaces de programação de aplicações) é tão grande no ambiente corporativo atualmente que há até uma expressão que sintetiza essa realidade: API Economy (na tradução, Economia de APIs). Não há negócio que não dependa desses recursos para operarem: do pedido de táxi no smartphone até complexas transações que ocorrem em sistemas de gestão, tudo depende de aplicações que conectam sistemas e trafegam os dados. Todos os setores são impactados, mas alguns passaram por intensas transformações. Entre eles, o mercado financeiro. Confira as principais mudanças ocorridas para as empresas e os usuários:

1 – Surgimento de novos players

Poucos setores eram tão engessados quanto o financeiro. Poucas organizações concentravam a grande maioria dos produtos e serviços disponíveis à população. A vida de um desbancarizado, isto é, alguém que não tinha conta em algum banco, era bem mais difícil. Com a consolidação das APIs surgiram as fintechs, empresas que combinam soluções tecnológicas para resolver problemas específicos – o que obrigou, por sua vez, a uma regulamentação mais adequada ao cenário de transformação digital. Hoje, há uma quantidade maior de empresas que inovam e buscam soluções continuamente.

2 – Novos produtos disponíveis

Com mais empresas no Sistema Financeiro Nacional, evidentemente surgiram mais produtos e serviços que atendem à população – mesmo aqueles que não têm qualquer relação com bancos. Os meios de pagamentos são os grandes exemplos das possibilidades proporcionadas pela tecnologia. Se há duas décadas os cartões com fita magnética eram a grande inovação da área, hoje é possível fazer compras e pagar contas de forma instantânea com transações digitais, como o PIX.

3 – Ampliação de dispositivos móveis

A transformação do mercado financeiro também passa pela capacidade das pessoas de utilizarem seus serviços, em especial graças ao surgimento dos dispositivos móveis. O Internet Banking, por exemplo, depende de APIs para permitir que o usuário faça transações financeiras digitais sem ter que ir à agência ou a um caixa eletrônico, como acontecia há pouco tempo. Os smartphones também facilitaram o trabalho de fintechs, que podem desenvolver aplicativos próprios para seus recursos.

4 – Banking as a Service

O conceito de “banco como serviço” só existe graças às APIs. Isso porque empresas de diferentes setores podem desenvolver seus próprios produtos e serviços financeiros, de acordo com a realidade e os objetivos de seu negócio. Para que isso seja possível, é preciso usar aplicações que possibilitam esse ecossistema e permitam que todas as transações possam ser registradas e processadas sem qualquer risco à empresa e ao usuário. Se hoje as grandes marcas do varejo oferecem seus próprios sistemas de pagamentos, é graças a isso.

5 – Dados abertos em diferentes segmentos

Por fim, todo este cenário de inovação e transformação digital no mercado financeiro levou ao debate sobre a importância dos dados trafegarem entre as empresas para facilitar o desenvolvimento do setor como um todo. É o caso, por exemplo, do Open Banking, que já está em andamento, mas de outros segmentos, como seguros, que busca implementar o Open Insurance. Em todo o caso, para que os dados migrem de uma empresa a outra, é preciso criar uma base de APIs capaz de atender essa demanda.

*Diogo Lupinari é CEO e cofundador da Wevo, empresa especializada em integração de sistemas e dados –

Sobre a Wevo

Criada em 2012 e com sede em São Caetano do Sul (SP), a Wevo é a primeira empresa na América Latina no segmento de plataformas de integração como serviço (iPaaS) que oferece uma melhor experiência para times de TI e de negócio configurarem, desenvolverem e gerenciarem integrações de sistemas e dados. A companhia com atuação em 11 países foi reconhecida pela Oracle como o melhor parceiro de solução na categoria ISV integrado com Oracle CX no ano fiscal de 2019-2020.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version