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Busca pelo menor preço supera preocupação com qualidade na escolha do posto de combustível. Será que vale a pena?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Borges
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
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Pesquisa revela que 36,2% dos consumidores brasileiros preferem economizar enquanto 28,4% fazem questão da melhor performance do produto

Os constantes aumentos dos preços dos combustíveis dos últimos meses têm acentuado a opção dos motoristas brasileiros por economia em detrimento da qualidade na hora de escolher o posto de gasolina para abastecer seus veículos. Esta é uma das principais constatações de um levantamento realizado em junho pela BARE International, maior fornecedora independente de pesquisa de experiência do cliente, dados e análises para empresas em todo o mundo. Segundo o apontamento, 36,2% dos frequentadores destes estabelecimentos têm o preço como principal preocupação na hora de escolher o local, enquanto 28,4% levam a qualidade do produto em consideração em primeiro lugar.

Foram entrevistadas 619 pessoas, sendo 54% homens e 46% mulheres. Entre eles, 81% são proprietários de carros e 19% de motos. A maior parte (55%) tinha 35 anos ou mais.

“Os números demonstram que as pessoas estão preferindo um cuidado imediato contra os perigos de uma escalada inflacionária do que a preocupação a longo prazo com a manutenção dos automóveis em perfeito estado”, afirma o Gerente de Operações da BARE Brasil Matheus Oliveira.

Dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) indicam que o litro da gasolina comum aumentou 28,24% nas bombas desde a semana de 11 a 17 de abril até o período compreendido entre 2 e 6 de junho. Neste intervalo o preço saltou de R$ 4,426 para R$ 5,676.

Embora esteja focada em motoristas de carros e motos, a pesquisa mostra uma tendência de comportamento comum entre empresas e profissionais do setor de transporte. Abastecer em postos que oferecem preços menores é uma forma de reduzir o impacto dos reajustes no custo do frete.

De janeiro até agora o diesel acumula alta de 43,88% para os distribuidores. Segundo o boletim técnico do Instituto Paulista do Transporte de Carga (IPTC) o último aumento de 3,7% sobre o preço do diesel na refinaria, anunciado na primeira semana de julho, elevará os custos do transporte de cargas lotação em 12,57% na média geral, sacrificando mais as operações de longas distâncias (6000 km) em 18%. Já para as operações de carga fracionada o impacto médio é de 4,87%.

O problema é que o barato pode sair bem mais caro. Combustível de má qualidade, misturado a outras substâncias costuma render menos por quilômetro rodado e prejudica o funcionamento do motor. Por este motivo, Hovani Argeri, diretor geral de Operação da Via Trucks, concessionária DAF, com unidades em Contagem (MG), Guarulhos (SP) e São Bernardo do Campo (SP), aconselha os proprietários a agirem com cautela. “Após abastecer observe o desempenho do veículo. Evite ficar trocando de posto de combustível, pois assim fica difícil saber qual lugar vendeu o produto de má qualidade. Participe de programas de fidelidade, muitos deles oferecem descontos, sempre faça a manutenção preventiva do veículo, mantendo-o calibrado e, dirija de acordo com o que indica a montadora para o produto em específico”, aconselha.

LOJAS DE CONVENIÊNCIA

Além do comportamento em relação ao combustível, a pesquisa da BARE mostrou que preços altos também são o principal problema para as lojas de conveniência dos postos de gasolina. De acordo com o levantamento, 55% dos frequentadores destes locais não têm o hábito de comprar produtos em lojas de conveniência. Entre as pessoas que responderam negativamente a este tipo de consumo, 56% apontaram os preços mais altos do que em outros locais como principal fator desencorajador.

Quando perguntados sobre o que as lojas de conveniência podem fazer para aumentar as vendas, 54% disseram que elas precisam oferecer preços similares ao de outras lojas, 22% sugeriram oferecer uma gama maior de produtos e 11% pediram que elas tenham maior presença em aplicativos de entrega.

Sobre a BARE International

A BARE International nasceu em 1987 ao identificar uma necessidade de pesquisas de experiência do cliente em nível global. Atualmente, com pesquisas realizadas em mais de 150 países, completando mais de 50.000 avaliações por mês, a companhia é a maior fornecedora independente de pesquisas de experiência do cliente, dados e análises para empresas em todo o mundo. A BARE International é uma empresa familiar com capacidade global. Além da matriz localizada na capital dos EUA, Washington DC, no estado de Virgínia, ela conta com mais 10 escritórios em todo o globo, incluindo a unidade brasileira.

Sobre a Via Trucks

A Via Trucks é a concessionária da montadora DAF Caminhões. Além da venda de caminhões novos e seminovos da montadora DAF, a Via Trucks oferece manutenção, alinhamento e balanceamento de caminhões. Por meio do serviço denominado "Box Express" ela realiza também revisões em caminhões multimarcas. A Via Trucks possui ainda uma linha de autopeças multimarcas, chamada TRP. Mais em:https://viatrucks.com.br/


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