Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas: Pronampe relançado e startups de gestão financeira

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Monteiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia

Relançado no começo de julho, o Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) foi reformulado e promete uma quantia total de R$ 25 bilhões para apoiar o empreendedorismo nacional. Em menos de duas semanas, o programa emprestou R$ 10 bilhões para cerca de 130 mil pequenas empresas.

Segundo o portal do Sebrae, no Brasil existem 6,4 milhões de estabelecimentos. Desse total, 99% são micro e pequenas empresas (MPE), que respondem por 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado (16,1 milhões). Além disso, existem mais de 12 milhões de MEI de diversas nacionalidades no Brasil, segundo o Portal Empreendedor (junho/2021).

De acordo com o levantamento feito em 2020 pelo Sebrae e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), as micro e pequenas empresas (MPE) vêm desempenhando um papel cada vez mais estratégico na economia brasileira, e hoje já respondem por 30% do valor adicionado ao PIB do país.

O investimento neste nicho é fundamental, mas também é interessante que os empreendedores conheçam estratégias que possam ajudá-los no planejamento e na sua gestão financeira. Veja abaixo algumas startups focadas neste empreendedor:

Cash To Flow

A Cash To Flow, startup acelerada no ciclo 2020.2 do InovAtiva Brasil, trabalha com a compra de recebíveis de seus clientes. "Visamos resolver problemas atuais. Neste momento de pandemia, as altas taxas de capital de giro, acesso reduzido ao crédito corporativo e a baixa oferta de serviços financeiros digitais para as PME's, acabam dificultando a manutenção de empregos e a renda das empresas", diz Rodrigo Zamprogna, fundador e CEO da empresa. Esta é uma das melhores estratégias financeiras para micro e pequenas empresas que têm dificuldade em acessar crédito por meio de instituições bancárias, sem burocracia e com fácil entendimento pelo canal de distribuição totalmente online, ágil e seguro, com menores taxas de juro, sem impostos e tarifas, mantendo com alta rentabilidade devido ao baixo custo do negócio.

Smartis

O Smartis é a calculadora inteligente de precificação do pequeno varejista. Acelerada no ciclo 2020.2 do InovAtiva Brasil, é uma ferramenta (web/mobile) de precificação que empodera o microempreendedor. O próprio varejista consegue, de forma rápida, clara e objetiva, saber qual o preço ideal de venda de cada produto e quanto ele ganha realmente no mês. Se o seu negócio é lucrativo ou não. "Desenvolvemos a plataforma que faz simulações rápidas e verifica o impacto que cada alteração pode gerar. Assim, ela permite a tomada de decisões estratégicas para maximizar seus lucros e evitar prejuízos", diz Fabricio Martins, CEO da startup. A ferramenta consegue fazer tudo isso em poucos minutos, sem precisar lançar dados diariamente em um sistema ERP, sem consultor e sem planilhas de Excel.

Firgun

Acelerada pelo InovAtiva de Impacto em 2019, a Firgun é uma fintech social que facilita o acesso ao microcrédito para microempreendedores de grupos minoritários: em sua maioria, pessoas de baixa renda, negros e mulheres. Por meio de uma plataforma digital, possibilita crédito com juros acessíveis, menos burocracia e sem barreiras sociais. Sua missão é reduzir a desigualdade por meio do crédito produtivo, fomentando o empreendedorismo como catalisador desse processo, gerando renda e emprego. Em 2020, a startup financiou mais de R$800 mil em microcrédito, o que representa 4 vezes o volume financiado no ano anterior. Para 2021, a expectativa é que esse volume chegue a valores próximos de R$2 milhões. "Nosso objetivo é de, no futuro, ter funding própria para acelerar o processo de liberação de crédito e também para aumentar o número de empreendedores apoiados em menor espaço de tempo", diz Fábio Takara, CEO da empresa.

Contbank

O Contbank é uma fintech especializada em oferecer produtos financeiros e de informação para micro, pequenas e médias empresas. A ideia surgiu das dificuldades que tais empresas têm para utilizar serviços financeiros com qualidade e custos justos, sejam eles crédito, serviços de pagamentos, cartões e outros necessários para o dia a dia das operações. O Contbank conecta o know how da classe de profissionais contábeis com as necessidades das PMEs, responsáveis por parte importante da economia real gerada no país.

Elevor

A Elevor é uma empresa do Rio Grande do Sul que desenvolve softwares de gestão empresarial para os mais variados segmentos com objetivo de automatizar processos, reduzir o retrabalho e aumentar a eficiência operacional das empresas. Um dos seus produtos é o 1CLIC, criado especialmente para a administração de microempresas de diferentes segmentos.

Showkase

Fundada em 2016, a ShowKase, plataforma que proporciona inteligência para os negócios de forma simples e integrada a todos os canais digitais, tem como objetivo retirar toda a complexidade envolvida no processo de digitalização dos pequenos negócios, oferecendo soluções que automatizam processos internos da loja e ajudam o empreendedor na jornada digital.