Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Investimentos e Conta Corrente no Exterior: quais cuidados tomar?

*Por Ale Boiani, CEO, fundadora e Sócia do 360iGroup

O brasileiro sempre consumiu produtos internacionais, mas ainda tem o hábito de investir apenas no próprio país e se mostra resistente quando o assunto é investimentos no exterior. Com o mercado de investimentos cada vez mais em crescimento no Brasil, tem se tornado algo cada vez mais comum a recomendação da diversificação dos investimentos e moeda no exterior. O ponto é: faz muito sentido investir em mercados que por aqui quase não temos acesso, como por exemplo o setor de tecnologia, medicina, entretenimento e até bons produtos ESG e de mais outras diversas áreas.

Para ter acesso a uma carteira administrada de investimentos, com o acompanhamento de um profissional de investimentos no Brasil e o acompanhamento de um profissional no exterior, a maior parte das instituições pedem investimentos acima de U﹩1M. Entretanto, uma informação que poucos sabem é que, dependendo da experiência e escopo de atuação do profissional vinculado à CVM aqui no Brasil, é possível negociar acordos com companhias no exterior a partir de U﹩100 mil, o que abre portas para muitas pessoas que estão em um momento de investimento mais inicial.

O mercado internacional é de grande potencial, todavia ao fazer investimentos no exterior muitos cuidados devem ser tomados, dentre eles a checagem dos profissionais e das instituições envolvidas. O ideal é que a empresa internacional tenha capital aberto, pois desta forma as informações são públicas, o que permite acompanhar por aqui a solidez e reputação da companhia. Também é uma opção que a empresa tenha operação oficial no Brasil.

Investir no exterior em uma companhia de capital fechado que não precise se preocupar com a imagem que deixa aqui no Brasil, representa um risco importante. Isso porque caso você tenha problemas com a empresa, terá que recorrer judicialmente em outro país, outro idioma, outra legislação, e o acesso à informações a respeito da companhia será muito restrito.

Outro fator importante é que o profissional de investimentos brasileiro não pode atuar sozinho, o cliente tem que ser atendido em conjunto com um profissional regulamentado no exterior, e ambos devem respeitar o código de conduta a que estiverem vinculados, assim como o perfil de risco do cliente que estiverem atendendo.

O mercado americano é o maior mercado de investimentos do mundo, até por causa do volume de negociação em dólares que operam, que promove liquidez ao mercado, mas não necessariamente para investir no mercado americano a conta precisa ser nos Estados Unidos.

Quando uma pessoa investe nos Estados Unidos como pessoa física, ela pode ser tributada lá também, principalmente quando falamos de questões sucessórias. Quando um investidor de qualquer nacionalidade tem investimentos superiores a U﹩ 60 mil nos Estados Unidos e este falece, a família precisa abrir um inventário no país e pagar o imposto sucessório de lá. Essa taxa é o equivalente do nosso ITCMD (Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação). Aqui no Brasil ele varia por Estado, entre 4% e 8% do patrimônio, nos Estados Unidos é perto de 45%.

A solução para não perder 45% do patrimônio em impostos varia de acordo com perfil e valores a investir de cada cliente. O profissional aqui no Brasil pode assessorar o cliente neste sentido, sendo ajudado por meio de um advogado a abertura de uma empresa, seja investindo nos Estados Unidos via outras jurisdições ou seja contratando um seguro de vida para custear esse custo no momento da morte do investidor.

Outro ponto que devemos nos atentar é que investir no exterior e ter disponibilidade em dólares são coisas diferentes. Quando o cliente abre uma conta corrente que não possa ter investimentos que seja apenas disponibilidade de capital, ele se beneficia de não pagar impostos em vida, nem na variação cambial, pois o intuito desta conta é guardar dinheiro para gastar no exterior.

Já na conta investimentos, ele terá impostos sobre o ganho de capital considerando tanto a variação cambial quanto a valorização dos ativos em que investe.

Onde investir o dinheiro acaba sendo a decisão menos complexa a se tomar, por isto é importante que ao iniciar investimentos fora do seu país, o investidor tenha um profissional de confiança te orientando quanto aos aspectos fiscais, tributários e sucessórios, te orientando, inclusive, como fazer suas declarações de investimentos a receita federal e ao BACEN (Banco Central).

*Ale Boiani é CEO, gestora e fundadora do grupo financeiro 360iGroup , fundado há 11 anos e que tem cinco linhas diferentes de negócios nas áreas de seguros, finanças, investimentos e planejamento patrimonial, sucessório, tributário e fiscal. Com a profissional, que possui experiência de mais de 20 anos na área na linha de frente, a companhia soma 1,3 bilhão sob administração e mais de 2.500 pessoas capacitadas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo