Brasil,

Brasil: Economia deve crescer acima da tendência

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jéssica Maia
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

CEIC Leading Indicator analisa desempenho dos setores econômicos para o próximo trimestre

A economia brasileira deve crescer acima da tendência de longo prazo entre o quarto trimestre de 2021 e o primeiro trimestre de 2022, de acordo com o CEIC Leading Indicator, do Grupo ISI Emerging Markets, que antecipa pontos de inflexão no ciclo de negócios.

De acordo com o economista Adriano Morais, o indicador subiu pelo segundo mês consecutivo, alcançando 102,3 em junho, acima do valor referencial de 100. “Muitas atividades presenciais no setor de serviços podem se recuperar no segundo semestre de 2021, acompanhando o ritmo de vacinação no país, que aumentou significativamente nos últimos meses”, afirma. Até 4 de julho, 36% da população brasileira havia recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19, enquanto 12,7% encontravam-se totalmente vacinados.

Indicadores CEIC Leading Indicator

Algumas variáveis-chave determinaram o desempenho do CEIC Leading Indicator em junho. O indicador de confiança da indústria de transformação subiu para 7,6% no mês, ante 4,2% em maio, refletindo a recuperação das principais economias do planeta, o que pode impactar positivamente as exportações brasileiras.

Já o setor de construção permanece robusto, uma vez que o índice de expectativa de compra de insumos subiu para 56,6 em junho, comparado com 54,9 em maio de 2021. O indicador de expectativa de inflação ao consumidor registrou seu quinto aumento consecutivo para 6,1 em junho, sustentado por preços mais altos de energia elétrica e combustíveis.

Alta do petróleo

Os preços internacionais do petróleo bruto seguiram em alta, atingindo uma média mensal de US$ 71,9 por barril em junho, ante US$ 66,9 por barril em maio. Nas bolsas de valores, o índice do mercado de ações subiu para 126.801 no final de junho, de 126.216 no final de maio, em meio às incertezas em relação à reforma tributária do país e ao impacto econômico das novas cepas do novo coronavírus.

Resultados a longo prazo

“No longo prazo, contudo, o crescimento econômico do Brasil pode permanecer moderado, uma vez que o índice suavizado do CEIC Leading Indicator registrou 100,8 em junho, uma redução de 0,4 pp em comparação com maio”, explica o economista.

Segundo a análise, o Banco Central tende a continuar reduzindo o estímulo monetário ao longo do ano, aumentando a Selic em resposta ao crescimento da inflação. Além disso, incertezas políticas também podem exercer impactos negativos no desempenho econômico do país após o segundo semestre de 2021, devido às eleições gerais de 2022.

SOBRE A CEIC

Fundada em 1992, a CEIC Data é uma base premium com mais de 7 milhões de séries macroeconômicas e setoriais. Utilizada no mercado por grandes bancos, consultorias, gestoras de recursos, universidades e empresas, possui uma ampla cobertura de mais de 200 economias, como China, Brasil, América Latina e países desenvolvidos. Por meio de uma plataforma integrada, a CEIC Data disponibiliza informações confiáveis e acuradas, séries econômicas e relatórios exclusivos, auxiliando os profissionais em suas análises e projeções.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar