SEGS Portal Nacional

Economia

Com alta dos custos da construção civil, os olhares se voltam para imóveis usados

  • Sexta, 25 Junho 2021 11:56
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcela Matos
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

A queda nos juros fez com que os lançamentos imobiliários se tornassem mais atraentes por conta da potencial rentabilidade da locação e da valorização, comparativamente às taxas de juros. Mas agora, os juros voltaram a subir e as perspectivas são de atingir um nível acima de 6%, o que inverte um pouco a situação.

Apesar do cenário de juros mais altos, a perspectiva de inflação também pressionada acaba deixando o juro real (acima da inflação) em patamares ainda estimulativos e o mercado imobiliário não deve reverter a sua dinâmica, principalmente com a retomada da atividade econômica em curso.

Os custos dos lançamentos subiram bastante e, com isso, os preços tendem a continuar elevados (INCC mostrou uma elevação de 15,25% nos últimos 12 meses, o Índice Nacional da Construção Civil ). A bola da vez devem ser os imóveis usados e fundos imobiliários em geral, que caíram com a pandemia e a ampliação da vacância, e não se recuperaram na maioria dos segmentos residenciais e comerciais.

Por isso, a aposta de Francisco Levy, estrategista financeiro, é de que os investidores se voltem mais para os imóveis que encontram-se em preços incompatíveis com seu valor real, acreditando que a retomada em curso irá equilibrar essas distorções de excesso de vacância e preço do metro quadrado com o valor em uma situação mais equilibrada de oferta e demanda.

“Além das perspectivas positivas para Bolsa, temos também intensificado taticamente sua aposta em ativos imobiliários, mas agora com essa ressalva para os imóveis usados e fundos imobiliários, com maior cautela pelas histórias que funcionaram bem durante a pandemia (logística por exemplo) e com uma certa preferência para ativos com preços muito descontados pela vacância (shoppings e lajes comerciais)", disse Levy.

Executivo do mercado financeiro, Levy é especialista em gestão de ativos há mais de 30 anos e já vinha dizendo que a situação estava mudando a alguns trimestres e explica que o resultado positivo foi beneficiado pela elevação dos preços das commodities no mercado internacional, pelos juros baixos no mundo e pelo câmbio excessivamente elevado. Sua visão atual é a de continuidade da queda do dólar e também em um período de menor risco de inflação no Brasil em relação ao mundo, pois os principais repasses de custos já foram feitos e o juros mais altos e o câmbio mais baixo aliviam ainda mais o período de sazonalidade de inflações mais fracas que vivenciamos nos próximos meses. Neste sentido vale a máxima de olhar a oportunidade onde o risco está no preço, e ir voltando aos prefixados em detrimento dos títulos de inflação em prazos equivalentes.

Francisco José Levy é especialista em planejamento financeiro e diretor da Allea WM. Tem mais de 25 anos de experiência em investimentos através de funções executivas em Bancos e Assets, atuando em tesourarias, gestoras e private/wealth management. Recentemente fundou a Allea WM para colocar a experiência adquirida à disposição de famílias e clientes que buscam soluções patrimoniais, de planejamento financeiro ou de investimentos de maneira isenta e profissional.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version