Visa e Jefa se unem para atender as necessidades financeiras da mulher na América Latina e no Caribe

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vinicius Criscuolo Redaelli
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia

Por meio do lançamento de um cartão voltado a mulheres, a aliança regional destaca o compromisso da Visa em promover a inclusão em todos os lugares

A Visa (NYSE: V) anuncia aliança regional com a Jefa, primeira plataforma na América Latina e no Caribe dedicada a atender as necessidades financeiras da mulher. Por meio desta parceria exclusiva, a Jefa fará o lançamento inicial de um cartão* no México - onde 54% das mulheres não têm conta bancária¹ - e, na sequência, na Colômbia e na América Central. O acordo prevê ainda uma colaboração para o desenvolvimento de novas soluções e experiências para as clientes da Jefa.

"A inclusão financeira e digital transforma as economias. A mulher controla a maior parte dos gastos diários das famílias e deveria estar no centro dessa transformação; entretanto, esse é um segmento mal atendido. Por isso, estamos muito felizes com a parceria com a Jefa, uma plataforma liderada por mulheres na América Latina e no Caribe, que atende explicitamente as necessidades financeiras das mulheres da região. Juntas, buscamos acelerar a inclusão das mulheres na indústria de serviços financeiros de toda a América Latina e o Caribe", afirma Sonia Michaca, diretora sênior de Alianças Fintech da Visa para a América Latina e Caribe

Um estudo recente liderado pela Visa destaca o forte apetite das consumidoras por novas formas de pagamentos digitais. Mais de 60% das mulheres, em especial as millemnials, relatam a expectativa de que as lojas de varejo tradicionais ofereçam opções de pagamento por aproximação e a maioria (54%) tem usado esse tipo de pagamentos sempre que possível. Entre as consumidoras brasileiras, 44% indicam que estão usando pagamentos sem contato com maior frequência e 58% afirmam que não comprariam em uma loja que não aceitasse esse tipo de forma para pagar. Em contrapartida, 52% das consumidoras no mundo estão comprando mais online sempre que possível e acreditam que essas tendências continuarão após a pandemia. A oferta de produtos da Jefa e da Visa irá ao encontro dessa demanda por novos produtos.

A Jefa, empresa que lançou sua oferta de produtos na América Latina e Caribe, é a primeira plataforma da região que se dedica exclusivamente a atender as necessidades financeiras da mulher. Ao transformar significativamente a oferta de produtos e o marketing dos bancos e neobancos da região, tradicionalmente dirigidos ao homem, a Jefa já tem mais de 100.000 mulheres na lista de espera de pré-lançamento. Seguindo um processo de identificação simples, as mulheres podem abrir uma conta** com funções adaptadas a elas e que não exige saldo mínimo - sem nenhum custo e em questão de minutos, usando o próprio smartphones.

"A Jefa é uma solução para a mulher que dá a ela as ferramentas necessárias para melhorar seu estilo de vida. Na Jefa, adotamos uma estratégia multifacetada que aborda as muitas barreiras que a mulher enfrenta para entrar na economia global, o que inclui o uso de dados desagregados por gênero para informar nosso produto, o planejamento dos canais de distribuição para alcançar a mulher em lugares de sua confiança, e ofertas de serviços sob medida para o seu comportamento financeiro específico", conta a fundadora e CEO da Jefa, Emma Smith. "Agregar a força da marca Visa e seu compromisso global com a mulher reforça nossa oferta e expande a inclusão financeira e digital das mulheres em toda a região."

Empoderamento feminino - uma prioridade de longa data da Visa.
O acordo se baseia no compromisso de longa data da Visa com o empoderamento da mulher e a igualdade de gênero. A Visa fez da equidade digital uma prioridade em todos os lugares em que opera, desenvolvendo uma série de programas voltados a consumidoras, empreendedoras e empresas. Um bom exemplo é a Iniciativa de Acesso Equitativo da Fundação Visa, anunciada no início da pandemia, que inclui 200 milhões de dólares para apoiar a recuperação de micro e pequenas empresas (MPEs) com foco no progresso econômico da mulher. Além disso, por meio de uma doação de 20 milhões de dólares ao Banco Mundial da Mulher, a Fundação Visa está apoiando um programa de cinco anos para ajudar 1,5 milhão de micro e pequenas empresas pertencentes a mulheres a aumentar seus ativos em 20% e para criar acesso financeiro para 10 milhões de mulheres no mundo todo.

De isonomia salarial ao patrocínio de mulheres no esporte, passando pelo financiamento e desenvolvimento de programas específicos para empreendedoras e proprietárias de pequenas empresas em todo o mundo, a Visa se esforça para aproveitar e aumentar a inovação para empoderar a mulher em todas as facetas da vida, trabalhando em parceria com startups que têm esses mesmos objetivos.

Para mais informações, visite https://www.visa.com.

¹https://www.womensworldbanking.org/count ry-strategies-mexico/