SEGS Portal Nacional

Economia

Com a Selic em 4,25% ainda é um bom momento para o crédito

  • Segunda, 21 Junho 2021 10:40
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Stefani Paraiso
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Para Andre Luiz Silva, da a55, é preciso ficar atento à sinalização de novas altas no futuro

Com o avanço da crise sanitária causada pela Covid-19, a inflação voltou a assombrar as análises econômicas. Com isso, o Comitê de Política Monetária (COPOM) aumentou pela terceira vez consecutiva a taxa básica de juros, que chegou a 4,25% na conclusão da reunião da última quarta-feira (16). Esse movimento impacta diretamente a oferta de crédito no país. “A Selic é uma das principais referências para o segmento de crédito, com efeitos reais na produção, consumo, controle da inflação e estímulos à atividade econômica", comenta Andre Luiz Silva, Chief Operating Officer da a55, fintech que viabiliza crédito para empresas de tecnologia e receita recorrente.

Para o segmento de crédito, apesar da alta, a Selic está se mantendo num patamar considerado baixo. “Ainda é um bom momento para o crédito, porque mesmo subindo 0,75% o impacto real não será tão sentido no curto prazo. O repasse para os tomadores deverá ocorrer nos próximos meses, tudo isso aliado ao fato de que para operações de crédito de fintechs, a origem do recurso normalmente é um fundo de investimento e sua performance pode estar atrelada a outros índices que não o da taxa Selic, nesses casos o aumento não pioraria a taxa do crédito necessariamente.” afirma Andre Luiz. Além da taxa básica de juros, são considerados outros fatores na hora de definir os juros cobrados, como o risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas.

Porém é preciso ficar atento, pois o COPOM sinalizou que devem haver mais altas nas próximas reuniões, respondendo principalmente à inflação e a um real bastante desvalorizado. A Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter a inflação sob controle. “Com a Selic em patamares baixos, a tendência é de que o crédito fique mais barato, estimulando a atividade econômica. Quando ela aumenta, a finalidade é conter a demanda aquecida para gerar reflexos nos preços e efeitos importantes no câmbio, ao atrair capital para os papéis públicos”, diz Andre.

Desde agosto de 2016, o COPOM começou a cortar a Selic, derrubando o índice que estava em 14,25% até a mínima da série histórica de 2% em agosto de 2020. A taxa básica de juros é usada nas negociações de títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas da economia.

Sobre a a55

Fundada em 2017 por Hugo Mathecowitsch e André Wetter, a55 é uma fintech que viabiliza crédito para empresas de tecnologia e receita recorrente, por meio de uma plataforma que conecta contas bancárias, soluções de custódia, faturamento, meios de pagamento e inteligência de crédito. Para financiar esses créditos, a a55 tem operações de securitização, como emissões de debêntures, e um Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC), tendo financiado mais de R$200m no Brasil e México em mais de mil operações, ajudando mais de 200 empresas a impulsionar seus negócios desde o início de sua operação. A fintech conta com mais de 80 colaboradores com escritórios em São Paulo, Florianópolis e México.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version