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Nascidos na era digital estão preparados para gerar ganhos econômicos substanciais

Pesquisa da Citrix® mostra que os jovens trabalhadores podem gerar mais US $ 1,9 trilhão em lucros corporativos se receberem apoio para se adaptarem às novas realidades de trabalho

Os jovens funcionários de hoje são os motores da economia do conhecimento e os líderes empresariais de amanhã. De acordo com The Born Digital Effect, a pesquisa mais recente da Citrix Systems, Inc. (NASDAQ: CTXS), eles estão preparados para gerar US$ 1,9 trilhão extra em lucros corporativos. Mas eles vão precisar de ajuda para fazer isso.

Composto por trabalhadores da Geração Y (nascidos de 1981 a 1996) e da Geração Z (nascidos depois de 1997), os que “nasceram digitais” são a primeira geração a crescer em um mundo totalmente digital e agora representam a maior parte da força de trabalho global.

“Esses jovens funcionários são diferentes das gerações anteriores, pois só conheceram um mundo de trabalho orientado para a tecnologia”, disse Donna Kimmel, vice-presidente executiva e Chief People Officer da Citrix. “Para sustentar o sucesso dos negócios no futuro, as empresas devem compreender valores, aspirações de carreira, estilos de trabalho e investir no desenvolvimento desses jovens.”

Para apoiar essa iniciativa, a Citrix, junto com a Coleman Parks Research e Oxford Analytica, conduziu o estudo The Born Digital Effect que combinou pesquisas de opinião global de mil líderes empresariais e dois mil trabalhadores em 10 países para entender o que deseja o jovem nascido na era digital em termos de trabalho e modelo econômico para quantificar o impacto que podem ter nos negócios e na economia em geral.

Uma desconexão fundamental

O estudo revelou que, quando se trata de entender o que envolve e motiva os trabalhadores mais jovens, os líderes estão desalinhados. Entre as principais descobertas:

A estabilidade no emprego e o equilíbrio entre vida e trabalho são mais importantes para os funcionários - diante de um ambiente de trabalho incerto, os trabalhadores mais jovens se concentram mais em fatores fundamentais, como estabilidade e segurança na carreira (87%) e um bom equilíbrio entre vida e trabalho (87%). Isso é mal compreendido pelos líderes, que pensam que seus jovens trabalhadores valorizam demais o acesso às tecnologias recentes no local de trabalho.

Os líderes superestimam o apelo do escritório – 90% dos funcionários Born Digital não querem retornar ao trabalho de escritório em tempo integral após a pandemia, preferindo um modelo híbrido.

Mais da metade (51%) deseja permanecer trabalhando em casa a maior parte ou o tempo todo.
18% gostariam de trabalhar de forma híbrida com mais tempo no escritório
21% gostariam do trabalho híbrido com tempo dividido igualmente entre casa e escritório
Apenas 10% gostariam de estar no escritório em tempo integral

Entretanto, 58% dos líderes acreditam que os jovens trabalhadores vão querer passar a maior parte ou todo o tempo trabalhando no escritório.

Embora possam preferir trabalhar remotamente, os funcionários Born Digital reconhecem que a interação social é crucial em um contexto de negócios (68%).

“À medida que as empresas avançam na viabilização do trabalho em qualquer lugar, elas precisam oferecer oportunidades para que os funcionários se reúnam fisicamente nos escritórios e virtualmente de casa para mantê-los conectados, envolvidos e preparados para o futuro do trabalho”, disse Kimmel.

Mais do que tudo, o Born Digital quer empregadores que lhes entreguem flexibilidade e escolha - embora uma semana de cinco dias ainda seja um padrão de trabalho popular, os nascidos digitais acreditam que deveriam ter a oportunidade de trabalhar uma semana de quatro dias, se assim desejassem (17%). Eles também esperam ser capazes de decidir quando começar e terminar seu dia de trabalho (27%), e alguns querem trabalhar em horas não estruturadas ou baseadas em resultados (7%).

Querem ter liberdade e ser reconhecidos por seu desempenho - Quando solicitados a identificar os três aspectos mais importantes da cultura da empresa que procuram ao escolher um empregador, os Born Digital citaram:

Autonomia ou oportunidade de trabalhar em um ambiente de alta confiança (83%)
Remuneração que reconheça e recompense o desempenho (81%)
Liderança forte e visível (79%)

Jovens trabalhadores e líderes vivem em mundos digitais diferentes - apenas 21% dos líderes de negócios usam aplicativos de mensagens instantâneas como Slack ou WhatsApp para fins de trabalho, em comparação com 81% dos funcionários Born Digital. E apenas 26% dos líderes empresariais gostam de usar esses aplicativos para o trabalho, em comparação com 82% dos trabalhadores Born Digital.

O propósito é um privilégio, não uma prioridade - apenas 30% dos funcionários Born Digital deixariam uma organização sem propósito, em comparação com 69% dos líderes de negócios. Apenas 28% dos funcionários Born Digital deixariam uma função se sentissem que a cultura não refletia sua personalidade de forma adequada, em comparação com 58% dos líderes empresariais.

Como os dados deixam claro, os líderes de negócios de hoje estão desconectados do que o jovem nascido digital realmente deseja do trabalho. E para liberar todo o seu potencial e o valor que podem oferecer, eles precisam se conectar.

O futuro está em suas mãos

“Atrair e reter com sucesso os Born Digital exigirá que as organizações invistam no modelo de trabalho e nas ferramentas certas para criar o ambiente de trabalho flexível, eficiente e engajado que a próxima geração de líderes anseia para prosperar”, disse Tim Minahan, vice-presidente executivo de Negócios e Estratégia da Citrix. “E há um benefício comercial claro em fazer isso.”

Para quantificar esses benefícios, a Citrix trabalhou com economistas para construir um modelo econômico que avaliasse o impacto dos funcionários da geração Born Digital na lucratividade das empresas, examinando a relação entre o tamanho da população que nasceu digital de um país e a lucratividade dos negócios do local.

“Como mostra o modelo, as empresas em países com populações de nascidos digitais acima da média podem ver um aumento nos lucros corporativos equivalente a mais do que toda a capitalização de mercado do FTSE 100.”

Os países no estudo com sistemas de educação relativamente bem desenvolvidos ou populações mais jovens em comparação com seus pares - como os EUA, China, Emirados Árabes Unidos, México, Reino Unido e Holanda - estão se beneficiando mais do dividendo Born Digital como seu dividendo acima da média. As populações da geração nascida digital estão ajudando a garantir que seus negócios tenham maior lucratividade, agora e no futuro.

Por outro lado, países com populações relativamente mais velhas, como França, Alemanha e Japão, ou níveis mais baixos de educação superior entre a população mais jovem, como Índia, têm o potencial de colher maiores recompensas se investirem em educação superior e infraestrutura digital, recrutando ativamente trabalhadores mais jovens, e adaptando seus locais de trabalho e práticas de trabalho.

“O Born Digital é o C-Suite de amanhã e, em 2035, o sucesso ou o fracasso dos negócios e da economia global estarão nas mãos deles”, diz Minahan. “Para garantir o futuro, as empresas precisam cultivar trabalhadores mais jovens e adaptar locais de trabalho e práticas de trabalho para prepará-los hoje.”

Para obter mais informações sobre a geração Born Digital e a criação de um ambiente no qual eles possam prosperar e oferecer o futuro dos negócios, clique aqui.

Sobre o estudo

Metodologia de pesquisa desenvolvida pela Man Bites Dog, com apoio da Citrix. Trabalho de modelagem econômica realizado pela consultoria Oxford Analytica e pesquisa de opinião independente realizada pela empresa de pesquisas Coleman Parkes.

Modelagem econômica: Um modelo econômico de cinco etapas foi construído para estimar a associação da população da geração Born Digital (definida como funcionários altamente qualificados e com experiência digital de 18 a 40 anos) com a lucratividade corporativa. O modelo estimou essa associação no nível da empresa em 53 países, que posteriormente usamos para destacar as implicações para a França, Alemanha, Holanda, Reino Unido, México, Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, China, Índia e Japão.

Pesquisa de opinião: Em 2020 e 2021, entrevistamos 2.000 trabalhadores Born Digital (750 Geração Z e 1.250 Millennials) e 1.000 líderes empresariais trabalhando em grandes corporações estabelecidas e empresas de médio porte. Os entrevistados residiam na França, Alemanha, Holanda, Reino Unido, México, Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, China, Índia e Japão. O estudo teve foco nos seguintes setores: serviços financeiros; saúde e ciências da vida; tecnologia; serviços profissionais; manufatura e varejo.

Sobre a Citrix

A Citrix (NASDAQ: CTXS) desenvolve a tecnologia de espaço de trabalho digital unificada e segura que ajuda as organizações a desbloquear o potencial humano e fornecer uma experiência de espaço de trabalho consistente onde quer que seja necessário fazer o trabalho. Com a Citrix, os usuários obtêm uma experiência de trabalho perfeita e a TI tem uma plataforma unificada para proteger, gerenciar e monitorar diversas tecnologias em ambientes de nuvem complexos.

Para investidores Citrix:

Este comunicado contém declarações prospectivas feitas de acordo com as disposições de porto seguro da Seção 27A do Securities Act de 1933 e da Seção 21E do Securities Exchange Act de 1934. As declarações prospectivas neste comunicado não constituem garantias de desempenho futuro. Essas declarações envolvem uma série de fatores que podem fazer com que os resultados reais difiram materialmente, incluindo riscos associados ao impacto da economia global e incerteza no ambiente de gastos de TI, crescimento da receita e reconhecimento da receita, produtos e serviços, seu desenvolvimento e distribuição, demanda de produtos e pipeline, fatores econômicos e competitivos, as principais relações estratégicas da empresa, aquisição e riscos de integração relacionados, bem como outros riscos detalhados nos arquivos da empresa com a Securities and Exchange Commission. A Citrix não assume nenhuma obrigação de atualizar quaisquer informações prospectivas contidas neste comunicado à imprensa ou com relação aos anúncios aqui descritos. O desenvolvimento, lançamento e tempo de quaisquer recursos ou funcionalidades descritos para nossos produtos permanecem a nosso critério exclusivo e estão sujeitos a alterações sem aviso prévio ou consulta. As informações fornecidas são apenas para fins informativos e não são um compromisso, promessa ou obrigação legal de entrega de qualquer material, código ou funcionalidade e não devem ser consideradas na tomada de decisões de compra ou incorporadas a qualquer contrato.

© 2021 Citrix Systems, Inc. Citrix, o logotipo Citrix e outras marcas que aparecem neste documento são propriedade da Citrix Systems, Inc. e podem ser registradas no U.S. Patent and Trademark Office e em outros países. Todas as outras marcas são propriedade de seus respectivos proprietários.


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