Brasil,

Ideias inovadoras de acesso a crédito para micro e pequenas empresas concorrem a prêmios

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sebrae
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia

Ministério da Economia e ENAP lançam desafios para as pessoas físicas e jurídicas, com a premiação total de R$ 300 mil

Com o intuito de melhorar o ambiente de negócios para micro e pequenas empresas brasileiras, microempreendedores individuais (MEI) e artesãos, além de encontrar soluções que colaborem para o desenvolvimento do e-commerce nacional, a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME) e a Enap lançam os “Desafios de Acesso a crédito” e “Desafios do E-commerce”. As inscrições vão até 4 de julho de 2021 e a premiação dos vencedores será dia 8 de setembro de 2021.

Podem participar dessas iniciativas, pessoas físicas e jurídicas, incluindo pesquisadores e demais atores do meio acadêmico, grupos de pesquisa, startups, negócios de impacto, empresas e consultorias de logística, laboratórios de inovação, cooperativas de crédito e ONGs ligadas ao setor de empreendedorismo. A melhor solução em cada desafio será premiada em R$ 50 mil, totalizando seis equipes. O valor total é de R$ 300 mil.

“Acreditamos que a iniciativa vai gerar oportunidade para startups ofertarem as suas soluções, desenvolvendo saídas para os problemas identificados”, ressalta o analista de políticas públicas do Sebrae Pedro Pessoa. “Temos trabalhado bastante com a promoção da inovação no setor público, em conjunto com a rede de instituições e com os pesquisadores para fortalecermos essa agenda comum. O trabalho integrado visa não apenas garantir o desenvolvimento do país, mas melhorar a competitividade das empresas dos pequenos negócios”, acrescenta.

A sociedade civil é convidada a propor soluções de mercado para derrubar as barreiras de acesso a crédito, que inclui três desafios: diagnóstico de necessidade de crédito, com a finalidade de auxiliar micro e pequenos empreendedores a identificar suas necessidades de crédito e comparar as diferentes linhas disponíveis; organização para acesso a crédito, com a comprovação da capacidade de pagamento; e o aval solidário com acompanhamento.

Comércio eletrônico

Os desafios de e-commerce têm a finalidade de melhorar o ambiente de negócios e transformação das operações e da logística no ambiente de comércio eletrônico nacional. Foram priorizados três problemas: a complexidade logística; a barreira de entregas e como implementar novas formas para ampliar a participação de pequenos e médios empreendedores no comércio eletrônico; e a necessidade de simplificar informações sobre a complexa tributação de ICMS.

Somente as cinco propostas mais bem pontuadas na primeira fase passarão para a segunda fase. Ao todo, serão 30 selecionados. Na segunda fase os participantes receberão informações específicas sobre prototipagem, modelagem de negócios e elaboração de pitches.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar