Mesmo com a mudança da taxa Selic, ainda é bom momento para renegociar dívidas
Mas afinal, com o atual resultado, o que muda de fato para aqueles querem sair do endividamento?
Ontem saiu a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. Os números apontam um novo aumento, onde a a taxa de juros subiu de 3,5% para 4,25%. Neste cenário, o aumento da inflação segue acompanhado das revisões para cima do PIB, que pode puxar a demanda, em meio ao aumento das commodities nos mercados internacionais, trazendo pressão sobre os preços internamente. Inclusive, nesta semana, a própria estimativa para Selic no Focus foi elevada a 6,25% ao ano. Há uma semana, a projeção para os juros era de 5,75%, enquanto há um mês estava em 5,50%.
Com o aumento da Selic, o que muda nas renegociações de dívidas? Bom, primeiramente é importante entender que o percentual de famílias brasileiras com algum tipo de dívida aumentou para 68% em maio, o maior nível da série histórica iniciada em 2010, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Diante desse cenário, é um momento bom para renegociar dívidas, até porque, ao demorar muito, o efeito da alta dos juros pode fazer diferença no bolso.
Inclusive, se de um lado a dívida cresceu, do outro, a inadimplência diminuiu, pois, ainda de acordo com a pesquisa, o percentual de famílias com dívidas em atraso caiu para 24,3% em maio. A Acordo Certo, fintech de renegociação de dívidas, alcançou a marca de R$ 500 milhões em créditos recuperados no último mês, ajudando milhões de pessoas a positivar seus nomes e sair das dívidas. Este é o maior número desde o inícios da operação.
Para entender mais sobre como os resultados das reuniões de hoje irão impactar diretamente na vida dos consumidores, principalmente, os endividados em busca de renegociação de dívidas, coloco à disposição a Bruna Allemann, Especialista de Educação Financeira da Acordo Certo.
A profissional pode comentar especificamente sobre os resultados do Copom de hoje, oferecer dicas para aqueles que querem sair do endividamento, melhores formas de renegociar dívidas, dentre outros.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>