SEGS Portal Nacional

Economia

Mesmo com a mudança da taxa Selic, ainda é bom momento para renegociar dívidas

  • Sexta, 18 Junho 2021 09:12
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Hadassa Nunes
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Mas afinal, com o atual resultado, o que muda de fato para aqueles querem sair do endividamento?

Ontem saiu a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. Os números apontam um novo aumento, onde a a taxa de juros subiu de 3,5% para 4,25%. Neste cenário, o aumento da inflação segue acompanhado das revisões para cima do PIB, que pode puxar a demanda, em meio ao aumento das commodities nos mercados internacionais, trazendo pressão sobre os preços internamente. Inclusive, nesta semana, a própria estimativa para Selic no Focus foi elevada a 6,25% ao ano. Há uma semana, a projeção para os juros era de 5,75%, enquanto há um mês estava em 5,50%.

Com o aumento da Selic, o que muda nas renegociações de dívidas? Bom, primeiramente é importante entender que o percentual de famílias brasileiras com algum tipo de dívida aumentou para 68% em maio, o maior nível da série histórica iniciada em 2010, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Diante desse cenário, é um momento bom para renegociar dívidas, até porque, ao demorar muito, o efeito da alta dos juros pode fazer diferença no bolso.

Inclusive, se de um lado a dívida cresceu, do outro, a inadimplência diminuiu, pois, ainda de acordo com a pesquisa, o percentual de famílias com dívidas em atraso caiu para 24,3% em maio. A Acordo Certo, fintech de renegociação de dívidas, alcançou a marca de R$ 500 milhões em créditos recuperados no último mês, ajudando milhões de pessoas a positivar seus nomes e sair das dívidas. Este é o maior número desde o inícios da operação.

Para entender mais sobre como os resultados das reuniões de hoje irão impactar diretamente na vida dos consumidores, principalmente, os endividados em busca de renegociação de dívidas, coloco à disposição a Bruna Allemann, Especialista de Educação Financeira da Acordo Certo.

A profissional pode comentar especificamente sobre os resultados do Copom de hoje, oferecer dicas para aqueles que querem sair do endividamento, melhores formas de renegociar dívidas, dentre outros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Abr 24, 2026 Economia

O conforto da renda fixa custa caro ao investidor de…

Abr 23, 2026 Economia

Geração Z lidera intenção de compra de imóveis no Brasil

Abr 22, 2026 Economia

Investimentos no exterior exigem atenção redobrada na…

Abr 17, 2026 Economia

Erro na declaração de imóveis no Imposto de Renda pode…

Abr 15, 2026 Economia

Importação antecipada redefine estratégia do varejo…

Abr 15, 2026 Economia

Stablecoins e empresas: uma love story

Abr 14, 2026 Economia

Dívida das famílias atinge 49,7% da renda e limita…

Abr 13, 2026 Economia

Novas regras devem simplificar a regularização de…

Abr 10, 2026 Economia

CVM acolhe pedido da OnilX para definir que efeitos de…

Abr 09, 2026 Economia

IR 2026 já está em andamento: por que empresários no…

Abr 08, 2026 Economia

O que explica a alta da Bolsa mesmo com a guerra?

Abr 07, 2026 Economia

Faturamento alto e lucro baixo expõe falhas na gestão…

Abr 06, 2026 Economia

Homens devem 30% a mais que as mulheres , mostra índice

Abr 02, 2026 Economia

Compra do primeiro imóvel deve movimentar R$ 375…

Abr 01, 2026 Economia

Valorização de 6,52% em 2025, preço dos imóveis no…

Mar 31, 2026 Economia

Crédito com garantia de imóvel avança e atrai novos…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version