Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

ABCR pede esclarecimentos ao Banco Central sobre cobrança de tarifa para OSCs que receberem doações via PIX

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jéssica Amaral
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

A ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos) enviou nesta quarta-feira, dia 16 de junho, uma carta ao Banco Central do Brasil (BCB) pedindo esclarecimentos sobre a possibilidade de que as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) passem a ser cobradas no recebimento de doações via PIX.

No pedido, a ABCR faz referência à Resolução BCB nº 19, que regulamenta a cobrança de tarifas do PIX e à página de perguntas e respostas sobre o PIX no site do Banco Central. Em ambas não existe previsão normativa de cobrança de tarifa em relação às recebidas.

"A norma do Banco Central é clara em citar empresas e mencionar a cobrança de tarifa de recebimento de pagamentos e transferências. A doação, porém, é uma movimentação financeira distinta, que não se confunde tributariamente com a compra e venda de produtos ou serviços, e por isso entendemos não existir previsão formal para cobrança de taxas de doações recebidas via PIX", afirma João Paulo Vergueiro, diretor executivo da ABCR. Ele também reflete que "é até estranho imaginar alguém fazer uma doação filantrópica e o banco reter parte do valor. Nós vamos ter organizações pagando mais em taxas do que recebendo em doações."

A ABCR atua para promover o fortalecimento do ecossistema filantrópico no país, incluindo a captação de recursos e a doação. Com a carta "a ABCR espera que fique esclarecida essa questão e o sistema financeiro consolide-se como um aliado na ampliação do volume de doações no país, e não um impeditivo para isso, prejudicando o PIX, uma ferramenta que foi tão prontamente adotada pelas organizações brasileiras", ressalta Vergueiro.

Sobre a ABCR

A ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos) (https://captadores.org.br) reúne e representa os profissionais de captação, mobilização de recursos e desenvolvimento institucional, que atuam para as organizações da sociedade civil no Brasil. Realiza eventos, cursos, campanhas e uma série de outras iniciativas de fortalecimento do setor e de apoio a quem atua por uma sociedade mais justa e democrática.

Os dados do Monitor das Doações Covid-19 (www.monitordasdoacoes.org.br/pt), criado pela ABCR para acompanhar o movimento de solidariedade que surgiu com a pandemia do novo Coronavírus, em março deste ano, alcançou os 7 bilhões de reais, um recorde absoluto na história recente de doações para emergências no país.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar