SEGS Portal Nacional

Economia

Selic: Copom se reúne nesta semana para decidir taxa de juros básica

  • Quarta, 16 Junho 2021 10:56
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Adriane Galdino
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Especialistas no mercado financeiro comentam sobre expectativas em relação a decisão que deve ser publicada em comunicado nesta quarta

O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, se reúne nesta terça e quarta para decidir qual será a nova taxa de juros Selic, atualmente em 3,5% ao ano. A expectativa do mercado é por mais um ajuste de 0,75%, o que levaria a Selic para 4,25% a.a. De acordo com o Boletim Focus, divulgado nesta segunda, a expectativa para a taxa básica de juros no final de 2021 aumentou de 5,75% ao ano para 6,25% ao ano. Para o fim de 2022, a projeção para a taxa permaneceu em 6,5% ao ano, quarta manutenção consecutiva.

Segundo João Beck, economista e sócio da BRA, como país de moeda frágil, o mercado não pode pagar para ver se a inflação será temporária ou não. "O Banco Central age. E recentemente, o mercado ajustou posições para um ajuste mais agressivo de politica monetária do COPOM. Para a decisão desta semana, não há mudanças. O ajuste está no tempo de ajuste que deve ser mais prolongado, com as mesmas altas de 0,75%, porém chegando agora perto de 6%. Mais uma vez, o mercado vai observar a retirada ou não da frase 'ajuste parcial' do texto do COPOM", explica.

Para o especialista, a valorização recente do real amenizaria o cenário de inflação. Mas outros vetores compensaram. "Olhando isoladamente as commodities que a nossa moeda tem bastante correlação, era para o real estar mais valorizado. Mas outros fatores pesam, como teto de gastos e a aproximação de um ano eleitoral, além de outros riscos mapeados no cenário como a crise hídrica", diz.

Para Rossano Oltramari, sócio e estrategista da 051 Capital, depois dos últimos dados divulgados pelo IPCA, que surpreenderam negativamente com a taxa de 0,83%, a maior para um mês de maio desde 1996, é possível que, além do aumento de 0,75% nesta reunião, o Banco Central sinalize que teremos mais uma alta de 0,75% em agosto.

"Com relação a economia brasileira, os dados estão positivos, já que ela vem apresentando uma aceleração no crescimento. Nós estamos avançando na vacinação com a consequente reabertura mais forte da economia e com a diminuição gradativa das medidas de restrições. Por outro lado, temos uma preocupação muito grande com a inflação, que nos últimos 12 meses, foi de 8,06%. O Banco Central está preocupado com isso, tem sinalizado muito que o foco é a inflação e que não quer uma deterioração de suas expectativas para 2021 e 2022", afirma.

Segundo Rossano, "o Banco Central dessa vez poderá ser mais duro no comunicado, mais vigilante com relação aos dados que estão sendo divulgados e proativo nas medidas para conter esse aumento na inflação".

Jansen Costa, sócio da Fatorial Investimentos, também concorda que dados do IPCA com inflação alta são uma preocupação para o Banco Central, mas não espera nada diferente do que já é esperado pelo mercado.

"As taxas de juros estão próximas da meta do Banco Central. No caso do Brasil, o IPCA veio alto. A projeção da taxa futura do DI já mostra que o aperto monetário será maior, mas não acredito em nenhum aumento radical. Quanto mais rápido o Brasil subir os juros frente aos EUA, menor será a pressão no câmbio e dólar poderá cair", diz.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version